O Famalicense recebeu e bateu, no domingo, o Juvemaia, por 61-58, e garantiu automaticamente a manutenção no Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
O jogo, a contar para a sétima jornada do Grupo Manutenção Norte, ficou, no entanto, marcado por um caso de insultos racistas e xenofobia por parte de um jogador da Juvemaia sobre Philipe Oliveira. O caso terá sido presenciado por um dos árbitros da partida, que não atuado em conformidade.
Quanto ao jogo foi muito disputado e equilibrado, com o Famalicense a garantir a vitória nos segundos finais.
Miguel Correia, diretor do Basquetebol do Famalicense, salientou que “garantimos a manutenção mais tarde do que esperado, mas o que, realmente, importante é que o objetivo foi cumprido”.
Sobre o jogo referiu que “foi equilibrado e muito disputado”, mas confirmou que a equipa não conseguiu festejar a manutenção como pretendia devido ao caso com Philipe Oliveira… “Ele foi alvo de insulto xenófobo, entre outras coisas disseram-lhe para voltar para a terra dele!”.
Questionado sobre a atitude do árbitro, Miguel Correia referiu que “supostamente ele ouviu, mas não tomou nenhuma atitude”.
Certo é que o Famalicense e Philipe Oliveira já avançaram com a denuncia do caso.
BC BARCELOS E CB VIANA PERDEM
O BC Barcelos e o CB Viana, que disputam o Grupo de Promoção, saíram derrotados dos seus encontros.
O BC Barcelos recebeu o Beira-Mar e perdeu por 73-85. A equipa treinada por Ricardo Rocha entrou muito mal no jogo e perdeu o primeiro quarto por 13-24.
No segundo quarto a equipa barcelense entrou mais forte e ganhou por 19-10.
Depois do intervalo, o jogo foi mais equilibrado com o Beira-Mar a ganhar o terceiro quarto por 21-24, deixando tudo em aberto para o último quarto.
No último período, o BC Barcelos não conseguiu ultrapassar a equipa forasteira, que se mostrou mais concentrada e ganhou por 20-27.
O CB Viana recebeu o Club 5Basket e perdeu 71-77, num jogo muito equilibrado.