Diogo Graça, a correr como Individual, foi o grande vencedor em Elites na Maratona ‘Rota Pastel de Chaves’, primeira prova da Taça Regional de XCM da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, que se realizou domingo.
Diogo Graça venceu a prova de Elites, percorrendo os 75 quilómetros em 3:23:49 horas, ficando no segundo lugar à geral, atrás de Luís Moura (SAERTEX), que gastou menos três segundos.
O ciclista de Arco de Baúlhe considera que “a prova correu-me bastante bem” e adiantou: “no início senti-me um pouco alterado, não sei se foi das temperaturas estarem muito altas, mas depois estabilizei”.
Diogo Graça juntou-se depois a Luís Moura “e fomos os dois até ao final na prova. Fiz segundo à Geral, primeiro em Elite”.
Foi uma boa prova? “Sim a condição estava boa e foi uma excelente prova para o arranque da Taça de Portugal que é já no próximo fim de semana”.
Como surge aqui o Diogo Graça? “Desde os meus quatro anos e até 2019 fui piloto profissional de Motocrosse e Supercrosse. Corri internacionalmente e tenho 12 títulos de Campeão Nacional”.
“Em 2019 abandonei o Motociclismo por falta de financiamento, de patrocinadores e passei a praticar Ciclismo como hobbie e deste então tenho vindo a evoluir, a ser cada vez mais capaz e assíduo nas provas. Tenho tentando obter melhores resultados e nota-se a evolução de ano para ano”, lembra Diogo Graça, que salientou que “o ano passado acabei por ser Campeão Regional, competi e consegui alguns resultados interessantes em algumas provas da Taça Nacional e fui ao Campeonato da Europa”.
Diogo Graça confessa que “adoro o BTT por ser um pouco parecido com o Motocrosse. Tem saltos, lama, terra e identifico-me. Depois trago alguma técnica do Motocrosse e isso ajuda-me”.
O ciclista de Arco do Baúlhe refere que “também gosto de Ciclismo de Estrada, adoro as paisagens, de conhecer estradas novas, novas terras. Tento ser razoavelmente bom nas duas vertentes e naquilo que faço”.
PEDRO SÁ E FILIPE SÁ (AVEBIKERS) NO PÓDIO
Pedro Sá e Filipe Sá, ambos do Avebikers Cycling Team/AMVE, subiram ao pódio em Elites na Maratona de Chaves.
Pedro Sá completou a prova em 3:28:29 horas, garantindo o segundo lugar, enquanto o seu colega de equipa Filipe Sá foi terceiro.
No top5 ficaram ainda Rui Freitas (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Casa Lourenço) e Tiago Costa (BTT Braguinhas/Padim da Graça).
Joni Gomes e Pedro Silva (Bombos S. Sebastião) ficaram ainda no top10.