Hélder Gonçalves (Rádio Popular/Paredes/Boavista) esteve hoje em grande destaque na Volta ao Algarve, uma etapa de 171,9 quilómetros que ligou Lagoa ao Alto da Fóia, em Monchique.
O ciclista de Barcelos integrou a fuga durante a subida ao Alto da Fóia, pedalando ao lado dos grandes nomes do World Tour. Hélder Gonçalves apenas cedeu já nos quilómetros finais, acabando por chegar à meta no 26.º lugar, sendo o segundo português (António Morgado foi 11.º) e o primeiro entre os ciclistas a correr em Portugal.
Com o resultado de hoje, Hélder Gonçalves ocupa o 26.º lugar da Geral Individual, numa classificação que tem como líder o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe).
César Fonte (Rádio Popular) concluiu a etapa no 80.º lugar, a 8.29 minutos do vencedor.
André Carvalho, famalicense da SABGAL/Anicolor, foi 112.º. André Ribeiro, barcelense da Kelly/Simoldes/UDO, chegou à meta em 139.º e ocupa o 11.º lugar da Geral da Juventude.
Pedro Silva (ABTF Betão – Feirense), que iniciou a etapa integrado na primeira fuga, cortou a meta no 159.º lugar, enquanto João Matias (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) foi 163.º. O estreante Gabriel Baptista (SABGAL) terminou a etapa no 165.º.
A terceira etapa decorre esta sexta-feira e vai lugar Vila Real de Santo António a Tavira, numa extensão de 192,2 quilómetros.