“O primeiro grande objetivo da época era garantir um lugar no Grupo de Promoção. Conseguido esse objetivo, não queremos ficar por aqui”, disse Pedro Grenha, treinador do SC Braga, equipa que domingo recebe o Illiabum no jogo da 14.ª e última jornada da primeira fase da Proliga de Basquetebol.
O SC Braga regressou este ano ao segundo escalão do Basquetebol masculino e rapidamente se impôs como um dos clubes do topo. À entrada para a última jornada a equipa de Pedro Grenha ocupa a segunda posição com os mesmos 23 pontos do líder Maia.
Domingo o SC Braga mede forças com o Illiabum, equipa treinada pelo bracarense Carlos Fechas, e que venceu na primeira volta.
Pedro Grenha considera que “é um jogo importante como todos os outros. Sabemos que uma vitória frente ao Illiabum irá ter impacto direto na segunda fase da Proliga”.
O SC Braga chega à última jornada na segunda posição, é o lugar que pretendiam? “O primeiro grande objetivo da época era garantir um lugar no Grupo de Promoção. Conseguido esse objetivo, não queremos ficar por aqui. O que pretendemos é disputar todos os jogos para ganhar e terminar a segunda fase da competição num lugar de acesso aos play-offs”.
Pedro Grenha garante que “a equipa está a atravessar um bom momento. Trabalhar sobre resultados positivos e ver recompensado o esforço de todos permite elevar os níveis de confiança e motivação para continuar a ganhar”.
Sobre o Illiabum, o treinador do SC Braga referiu que “é uma equipa muito compacta a defender. Por norma, sofrem poucos pontos e conseguem diminuir significativamente o número de lançamentos convertidos nas áreas próximas do cesto”. Por isso “para vencer este Illiabum, a equipa irá ter de igualar a agressividade defensiva do adversário e, em simultâneo, ser muito esclarecida no ataque e diminuir ao máximo o número de perdas de bola”.
O fator casa e o apoio dos adeptos vão uma mais-valia para terminar da melhor esta fase? “Sem dúvida. Jogar em nossa casa é sempre especial e contamos com o apoio de todos para ajudar a equipa a conquistar mais uma vitória”.