Rafael Sousa vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Ciclocrosse, que se realiza Pont-Château, França, no próximo fim de semana.
O ciclista de Valongo, que representou a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact no Ciclismo de Estrada nos últimos dois anos, está no seu primeiro ano de Sub-23 e vai estrear-se – assim como a Seleção Nacional – no Europeu de Ciclocrosse.
Rafael Sousa, ao serviço do Guilhabreu MTB, lidera a Taça de Portugal de Ciclocrosse após três corridas realizadas.
Rafael Sousa vai competir em Sub-23 na prova que está marcada para as 12.30 horas de sábado.
Portugal está ainda representado por Ana Santos, que vai alinhar na corrida de Sub-23 feminina, que está marcada para domingo.
“É UMA EXPERIÊNCIA NOVA”
Rafael Sousa mostrou-se “agradavelmente surpreendido” com a chamada para representar Portugal no Campeonato da Europa e garante que “estão a encarar este desafio mais como uma experiência nova, pois é a minha primeira corrida de Ciclocrosse fora de Portugal”.
As provas que tens feito neste arranque de época do Ciclocrosse dão-te confiança e motivação para este Europeu? “Sim claro, foi um bom início de época e logo com uma vitória em Elites, o que me motivou bastante para dar o meu melhor neste Europeu”.
O Ciclocrosse de Melgaço, este ano Internacional C2, permitiu-te tirar ilações sobre o que podes encontrar no Europeu? “Sim, a corrida de Melgaço deu para ter uma pequena noção do nível a que está o Ciclocrosse a nível internacional. Claro que não se tratou de um Campeonato da Europa, mas já deu para ter, mais ao menos, a noção e até ajudou a motivar a preparação para o Europeu”.
Rafael Sousa já se encontra em França, mas apenas esta sexta-feira poderá fazer o reconhecimento à pista, seja como for “a ideia é aprender e ganhar experiência”, numa vertente que, garante, “gosto muito porque é diferente da Estrada e do BTT, então é divertida”.