CICLISMO

João Matias (Tavfer) quarto na etapa, Tiago Machado (Rádio Popular) o melhor minhoto na geral

João Matias (Tavfer/Mortágua/Ovos Matinados) foi hoje o quarto classificado na primeira etapa em linha da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Vila Franca de Xira a Elvas, ao longo de 193 quilómetros. Com dois dias decorridos de prova Tiago Machado, famalicense da Rádio Popular/Paredes/Boavista, é o minhoto melhor classificado da Geral Individual, ocupando o 11.º lugar da Geral.

João Matias esteve hoje a um pequeno passo de conquistar a primeira etapa da Volta a Portugal edição 2022. No sprint final já à entrada da reta da meta, Matias viu-se afetado pela manobra menos correta de um adversário, que quase o atirou ao chão, e o impediu de lutar ‘taco a taco’ pela vitória na etapa. Acabou na quarta posição, com o mesmo tempo do vencedor, o norte-americano Scott Mcgill (Wildlife Generation Pro Cycling).

Com o resultado conquistado esta tarde, o ciclista de Barcelos ascendeu ao 22.º lugar da Geral Individual, estando a 22s de Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), que hoje manteve a camisola amarela.

JOÃO MATIAS: “É UM SABOR AGRIDOCE”

“Consegui estar na disputa da etapa. Fico feliz com o que conseguir fazer… tive boas pernas para aguentar a etapa, pena foi que na altura em que ia a arrancar para o sprint um ciclista quase me tenha deitado abaixo. Poderia ter feito mais, estar na discussão da vitória”, disse João Matias, que considera que “saio da etapa com um sabor agridoce… Fiz o meu trabalho, mas fui impedido de fazer melhor”.

O ciclista de Barcelos acredita que “não foi algo feito de prepósito”, mas salienta que “prejudicou-me imenso porque quando eu e o meu colega vamos para arrancar ele vem da esquerda e corta a curta… quase nos deita abaixo e obriga-nos a abrandar. Fiquei sem hipóteses de lutar pela vitória. Depois de um trabalho tremendo da equipa, queria ganhar e aquele momento tirou-me essa hipótese”.

João Matias não esquece o trabalho da equipa: “tenho de agradecer o trabalho da equipa, que tudo fez para me apoiar e colocar naquela posição. Não houve erro, meu ou da equipa, mas agora é olhar em frente e amanhã é outro dia”.

Como te sentes para amanhã? “Fisicamente estou muito bem, a moral está lá em cima e agora é só continuar a trabalhar bem para poder estar na discussão das etapas. Acho que amanhã posso ter uma palavra a dizer…”.

CÉSAR FONTE (KELLY) NO TOP20

César Fonte, vianense da Kelly/Simoldes/UDO, concluiu a primeira etapa no 20.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor. O ciclista de Vila Franca entrou nos últimos 20 quilómetros no grupo da frente, ainda tentou escapar ao pelotão na parte final da etapa, mas foi rapidamente absorvido. César Fonte parte para a segunda etapa no 105.º lugar da geral.

Hélder Gonçalves, barcelense da Kelly, alcançou o 49.º lugar, enquanto Tiago Machado, que teve um problema com a bicicleta nos últimos 20 quilómetros, fez o 104.º lugar e Rui Rodrigues, fafense da Aviludo, terminou na 118.º posição.

TIAGO MACHADO NO 11.º LUGAR DA GERAL

Tiago Machado termina o segundo dia de provas com o 11.º lugar da Geral individual, sendo o ciclista minhoto melhor classificado.

Tiago Machado considerou que hoje “foi um dia típico da Volta. Tentei integrar a fuga logo início da etapa, mas depois o pelotão começou a puxar e foi uma corrida feita a bom ritmo. A queda, na parte final da etapa, prejudicou alguns ciclistas, felizmente, não estive perto dela. Não era uma etapa que ia em direção às minhas características e, por isso, fico contente com o que fiz e porque passou mais um dia”.

Quanto à etapa de amanhã… “vai ser uma etapa dura, mais pelo calor. Vamos encontrar o verdadeiro forno, que é Castelo Branco”, disse Tiago Machado, que referiu que “é uma etapa para quem luta pelas classificações para estar atento. Tem uma parte final que não é muito dura, mas é feita a grande velocidade”.

Quanto a objetivos: “chegar à meta são e salvo. Não é o tipo de etapas de acordo com as minhas características e se noutros tempos. O que quero é terminar a etapa sem incidentes. Terei outras etapas para tentar a minha sorte”.

Para amanhã está marcada uma etapa que começa em Espanha. Badajoz recebe a partida às 12:25 horas e pela frente os ciclistas têm uma viagem de 181,5 quilómetros até Castelo Branco.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...