O SC Braga parte ambicioso para o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores Open Portugal 2023, que se realiza de sexta-feira a domingo no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.
Sem Tamila Holub e Maria Neves, o SC Braga apresenta-se com uma comitiva de 24 nadadores ambiciosos, que pretendem conquistar os melhores resultados possíveis.
“Os objetivos passam por tentarmos as melhores marcas da época nesta que é a principal competição do ano para a maioria dos atletas. Vamos tentar o colocar o maior número de atletas nas finais e aí tentar fazer o melhor resultado possível”, disse Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga.
Confirmando que “aspiramos a pódios e títulos”, Luís Cameira referiu que “primeiro temos de garantir a presença nas provas da tarde, porque só assim podemos lutar por outros objetivos. Portanto, vamos encarar a prova um passo de cada vez. Primeiro lutar por um lugar nas finais e depois nas provas da tarde redirecionamos os objetivos”.
O SC Braga chega a este ‘Nacional’ sem duas das suas principais peças – Tamila Holub está no Mundial de Fukuoka, e Maria Neves, no Festival da Juventude… “São duas atletas que, normalmente, conseguem bons resultados e trariam muitos títulos à equipa. Se tudo corresse bem seriam oito títulos, o que faria toda a diferença na classificação por equipas”, disse Luís Cameira, que salientou que “ainda bem que elas conseguiram o apuramento para estas provas. É um orgulho enorme para nós elas estarem nessas competições”.
Luís Cameira considera que “vamos com outras armas, muitas armas em todos os escalões e estou muito confiante que vão dar o seu melhor”.
Esta pode ser uma competição para o José Paulo Lopes tentar o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’24? “Ainda é muito cedo. Ele está numa fase de consolidação e tem melhorado de mês para mês e de prova para prova, mas ainda não está ao seu nível”.
De resto “José Paulo tem os Europeus em agosto e esse é que será o seu ponto alto. É para aí que aponta a sua melhor forma. Ele nestes ‘Nacionais’ não vai nadar nenhuma das suas principais provas. Vamos tirar pressão de cima dele e apostar depois no Europeu”.
Como sentiu a equipa esta semana? “Com vontade de competir. Claro que estão ansiosos, já se nota a adrenalina, estão mais irrequietos, mas isso faz parte e é bom para se manterem focados e concentrados no objetivo”.
Podem existir surpresas neste ‘Nacional’? “Sim, poderão aparecer algumas surpresas, aproveitando o facto dos melhores nadadores não estarem em competição”, disse Luís Cameira, que referiu que “a principal aposta passa por melhorar as marcas deles, a classificação será uma consequência das marcas que fizerem” e referiu que “muitas vezes mais vale um recorde pessoal que uma medalha, tem mais sabor”.