“Para mim é um grande orgulho estar como comissário presidente no GP Minho”, foi assim que Luís Teixeira, comissário da Associação de Ciclismo do Minho, começou por abordar a 33.ª edição do Grande Prémio do Minho, uma das mais emblemáticas e importantes provas do calendário nacional de Juniores.
O GP Minho arranca esta sexta-feira e decorre até domingo, tendo como palcos das partidas e chegadas Azurém, Oliveira Santa Maria e Viana do Castelo. O pelotão, composto por 162 ciclistas em representação de 27 equipas, tem pela frente 303,2 km, sete metas volante, seis prémios de montanha.
“O GP MINHO É A MENINA DOS MEUS OLHOS”
Luís Teixeira, vencedor da primeira edição e recordista de vitórias do GP Minho, então destinada a Profissionais, mostra-se “muito feliz e orgulhoso” por estar como comissário presidente, até porque “este vai ser o meu último Grande Prémio do Minho como comissário. É um grande orgulho para mim” e confessa que “o GP Minho é a menina dos meus olhos, sempre adorei esta prova. Adorei corrê-la, geri-la, organizá-la… porque durante muito tempo fui eu que fiz os percursos, que a organizei. Para mim é sempre um prazer marcar presença no GP Minho”.
VENCEDOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO GP MINHO
Luís Teixeira, então a envergar as cores da Coelima, foi o vencedor da primeira edição do GP Minho, que foi para a estrada em 1977, e é o recordista absoluto de vitórias na prova. O comissário de Guimarães referiu que “tenho grande e bonitas recordações do GP Minho como ciclista. A minha primeira vitória foi extraordinária. Estive na liderança do primeiro ao último dia. É uma lembrança que recordarei para a vida”. Mas há mais: “numa edição venci todas as classificações. E até hoje sou o recordista de vitórias no GP Minho, algo que ficará para sempre porque, entretanto, passou de Profissionais para Juniores”.
O que pensa desta edição do GP Minho? “Gostaria que o GP Minho fosse como antigamente, que percorresse vários concelhos e entrava nos dois distritos (Braga e Viana do Castelo) numa mesma etapa. Compreendo a grande dificuldade em organizar um evento assim, a todos os níveis. Não é fácil arranjar sponsors e patrocinadores para levar o GP Minho a vários concelhos e organizar uma prova de Juniores acarreta uma despesa e logística enormes. Dentro do que temos acredito que vamos ter um GP Minho”.
O facto de arrancar de Guimarães torna esta despedida do GP Minho ainda mais especial? “É um orgulho enorme que comece em Guimarães. Também é com satisfação que vejo termina em Viana do Castelo, a Cidade Europeia do Desporto 2023”.
“DEEM SEMPRE O SEU MELHOR QUANDO FOREM PARA A ESTRADA”
Que conselho deixa para os ciclistas que amanhã vão para a estrada neste GP Minho?
“Desde o início que estou no Ciclismo, quer como dirigente, comissário, conselheiro, que diga aos atletas, principalmente, aos mais jovens que deem sempre o seu melhor quando forem para a estrada. Só assim conseguem mostrar que estão lá para defender a camisola que envergam, o seu clube e a sua equipa”, disse Luís Teixeira, que adiantou: “preocupem-se em fazer desporto, dar o seu melhor e se o seu melhor der para vencer ótimo, se não der, que continuem a lutar e quem sabe na próxima corrida será a sua vez”.