Beatriz Pereira, ciclista de Famalicão que alinha no Bizkaia-Durango, estreia-se hoje no Giro Donne, uma das mais prestigiadas competições por etapas do Ciclismo feminino.
Beatriz Pereira, que no fim de semana se sagrou Campeã Nacional de Sub-23 de Contrarrelógio e de Fundo, parte motivada e ansiosa para esta sua estreia numa grande Volta do World Tour…
“É a primeira vez que participo no Giro, a primeira vez que participo numa grande Volta do World Tour e numa prova com tantas etapas. Estive numa prova com cinco etapas há um mês, esta tem nove etapas. É tudo muito novo e diferente do que vivi até aqui, mas parto confiante”.
Como estás a encarar a competição? “Estou a encarar como todas as provas. Com muita vontade de aprender e com alguma expetativa de ver como vai correr. Sinto-me um pouco ansiosa, não sei como as coisas vão correr porque é algo muito diferente do que fiz até aqui. Mas espero que corra bem”.
Vens de um fim de semana em grande, com a conquista dos títulos de Campeã de Crono e Fundo, isso deixa-te mais motivada? “É óbvio que estou motivada e muito feliz com o que consegui, agora tenho os pés bem assentes no chão. Os níveis das provas são completamente diferentes, são dias completamente diferentes. O que eu fiz no fim de semana foi bom indicador, mas aqui isso pode ser suficiente”., disse Beatriz Pereira, que adiantou “aqui é tentar levar as coisas dia a dia, tranquilamente e ver aquilo que posso fazer”.
Como viveste esta última semana? “Foi uma semana um pouco stressante porque soube no domingo que vinha ao Giro e foi tudo muito rápido, fazer as malas, preparar tudo para ir para Bilbau na terça-feira. Não tive muito tempo para fazer alguma coisa. Tentei desfrutar da calma e do mimo da minha família e das pessoas que me apoiam para voltar à ação outra vez”.
O 34.ºGiro d’Italia Donne arranca hoje com um Contrarrelógio Individual de 4,4 quilómetros, que se disputa em Chianciano Term, e termina no dia 9 de julho, com uma etapa de 126,8 quilómetros em Olbia.