José Simões, famalicense que alinha no CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling, subiu ao pódio no 10.º BTT XCO Paredes de Coura, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO, que se realizou este domingo na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões e que teve como vencedor Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB).
Numa competição que contou com mais de uma centena de ciclistas, que aproveitaram para conhecer a pista que em julho recebe os Campeonatos Nacionais, a corrida de Elites foi das mais aguardadas.
Roberto Ferreira cedo se impôs na corrida e acabaria por vencer com uma vantagem superior a três minutos em relação ao segundo classificado, João Rocha (Clube BTT Matosinhos). Com os dois primeiros lugares decididos, a luta mais interessante e renhida ficou pelo terceiro lugar do pódio. José Simões e Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) travaram uma luta renhida. O famalicense levou a melhor e cortou a meta na terceira posição. Rui Ferreira, que até aqui tinha vencido todas as provas do Campeonato do Minho, fez quarto lugar.
No top10 ficou ainda o famalicense José João Azevedo (AXPO).
JOSÉ SIMÕES: “FOI UMA PROVA BASTANTE EXIGENTE”
“Foi uma corrida bastante exigente, era uma pista dura fisicamente e a qualidade dos atletas presente foi bastante elevada”, disse José Simões no final da prova, em que se bateu até aos últimos metros pelo terceiro lugar do pódio.
O ciclista de Famalicão garante que sai satisfeito com o lugar conquistado e considera que “foi um excelente indicador para o Campeonato Nacional que será nesta pista”.
Esta prova mostrou-te que podes estar na luta pelos primeiros lugares nos ‘Nacionais’? “Não. Os primeiros lugares exigem outra dedicação e trabalho, mas permite-me pensar em melhorar os resultados que tenho obtido nas provas nacionais”.
O que foi mais complicado na prova de hoje? “O mais complicado foi não estar em condições de ir ao máximo na primeira parte da corrida, o que me levou a ter de fazer uma corrida mais controlada na primeira parte e tentar recuperar tempo na segunda”, disse José Simões, que salientou “todo o ambiente da corrida. Foi bom ter mais adversários nesta prova, só assim conseguimos evoluir prova após prova”.
José Simões prepara-se agora para participar nas 24 horas de Famalicão, onde “vamos tentar renovar a vitória do ano passado”.