
“Vai ser uma Fase Final muito equilibrada” foi desta forma que Pedro Ribeiro, treinador do Vitória SC, começou por abordar a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que se realiza no Pavilhão da Esc. Sec. Barcelos entre sexta-feira e domingo.
Para Pedro Ribeiro “as equipas da ABB já trabalham muito bem no feminino e, como tal, vamos ter uma Fase Final muito competitiva, muito equilibrada e em que todas as equipas podem sair vencedoras”.
Sobre a sua equipa referiu que “este grupo já está junto há muitos anos. É um grupo vencedor, muito competitivo, que se empenha e prioriza o trabalho diário. O objetivo deste grupo é sempre ganhar, ganhar jogando bom Basquetebol”, e salientou que “este ano a Fase Final vai ser das mais interessantes que tenho com estas miúdas. É um ano diferente, pois as Sub-18 e as Seniores trabalham juntas, o que é bom”.
Como correu a preparação? “Correu bem. Trabalhamos para chegar o mais bem preparadas à Fase Final, como é apanágio de todos os escalões do Vitória SC”, disse Pedro Ribeiro, que reconhece que a equipa técnica terá um papel fundamental na parte mental da equipa… “este ano a questão mental é a mais complexa, visto que o ano passado estivemos na disputa do título e perdemos o último jogo para o SC Braga e este ano voltamo-nos a encontrar… Mas primeiro vamo-nos focar em ganhar ao BC Barcelos e ao Maria da Fonte”.
Afirmando que “é compreensível que a equipa acuse algum nervosismo e receio pelo que aconteceu o ano passado”, Pedro Ribeiro salienta que “nós, equipa técnica – que é composta também pelo Cajó e Bia – temo-nos desdobrado para conseguimos tirar muita dessa pressão das atletas. De resto, elas têm a noção como estamos a trabalhar e confiam naquilo que transmitimos. Neste momento não sinto qualquer tipo de pressão, mas é normal que comece a aparecer mais próximo do jogo”.
Qual pode ser a maior vantagem do Vitória SC para esta Fase Final? “Penso que não há grandes vantagens… A equipa que for mais competente, será a equipa que vai conseguir ser Campeã. Ao longo da época tivemos um maior ascendente do SC Braga e Vitória SC, mas uma Fase Final é muito diferente e todas as equipas têm atletas Sub-18 a treinar com as Seniores”, disse Pedro Ribeiro, que adiantou que “agora o nosso grupo é muito resiliente e tem fome de vencer… esse pode ser um ponto a nosso favor”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sexta-feira
20h: SC Braga – Maria da Fonte
22h: Vitória SC – BC Barcelos





