Afonso Lopes, Sub-23 de primeiro ano, conquistou a Camisola Branca para a equipa da Porminho Team Sub-23 no 43.º Grande Prémio Abimota, prova que terminou no domingo em Águeda.
O ciclista lisboeta assumiu a liderança da Geral da Juventude no sábado, numa etapa em que terminou no 35.º lugar da classificação individual. No domingo, o ciclista da Porminho foi 31.º e confirmou a conquista da Camisola Branca.
DOMINGO SILVA: “ESTA CAMISOLA É COMO SE FOSSE A AMARELA DOS SUB-23”
Para Domingos Silva, presidente da Porminho Team Sub-23, “a Camisola Branca para nós é como se fosse a Camisola Amarela dos Sub-23”.
“Esta conquista é muito importante para nós, ainda mais tratando-se de uma prova em que competimos com os Profissionais. Não é fácil para os Sub-23 conquistarem resultados destes nas provas com os Profissionais”.
Domingos Silva lembra que “já tínhamos conquistado algumas Metas Volantes, alguns prémios desse género, mas nunca tínhamos conquistado a Camisola Branca… que para nós é uma Camisola Amarela”.
Afirmando que “ganhar seja o que for nestas provas com os Profissionais é extremamente difícil”, Domingos Silva referiu que “esta Camisola Branca dá uma motivação extra à equipa e a todos nós para continuar a trabalhar. A Porminho Team Sub-23 tem vindo a crescer e estas alegrias dão-nos coragem para continuar a crescer”.
PORMINHO REFORÇA-SE
Com a época a caminhar para o seu ponto alto – dentro de duas semanas realizam-se os Campeonatos Nacionais – Domingos Silva confessa que “estamos com algumas dificuldades para nos apresentarmo-nos em forças nas próximas provas. Esta é uma época difícil porque é a altura dos exames e os atletas têm de estudar”.
Para fazer face às dificuldades com que se vão deparando a Porminho acaba de contratar mais dois ciclistas… “e mesmo assim continuamos com dificuldades para formar uma equipa para as provas. Não temos atletas suficientes para fazer face a todas as provas”.
Assim, chegaram ao clube Diogo Ferreira, atleta oriundo da Póvoa de Varzim, e Joel Leal, de Lordelo.
AFONSO LOPES: “ESTA CAMISOLA É MUITO IMPORTANTE PARA TODA A EQUIPA”
Afonso Lopes sai do GP Abimota muito satisfeito: “esta camisola foi muito importante para toda a equipa e seguramente será um ponto de viragem para a nossa equipa face à má sorte que temos tido”.
Sobre a prova referiu que “fomos para este Abimota com a ambição de conquistar uma Camisola. Inicialmente seria no prólogo com o Pedro Crispim, mas não foi possível”.
“No sábado senti-me muito bem e ‘sem querer’ consegui assumir a Camisola Branca. Sabia que ia ser difícil mantê-la, pois tinha adversários muito fortes, mas apesar dos azares que tive no domingo, e graças aos meus colegas de equipa, conseguimos mantê-la e levá-la para casa”.
Afonso Lopes, que no arranque da época trocou o Triatlo e o Clube Outsystems Olimpico de Oeiras pelo Ciclismo e pela Porminho Team Sub-23, já está a preparar a sua participação no Campeonato Nacional… “Será a minha próxima competição e apesar do percurso não favorecer as minhas características, vou dar tudo para alguém da nossa equipa conseguir o melhor resultado possível”.