Pedro Pinto, ciclista de Guimarães que alinha no Fonte Nova-Felgueiras, assumiu hoje a Camisola Azul, de líder da Montanha, da segunda etapa da 30.ª Volta a Portugal do Futuro.
Numa etapa de 140,7 quilómetros, que ligou Figueiró dos Vinhos a Castelo Branco, o ciclista de Guimarães venceu dois dos três Prémios de Montanha (ao km102,5 de terceira categoria e ao km127,3 de quarta categoria), e assumiu a liderança da Classificação Geral da Montanha com oito pontos, tantos quantos o seu colega de equipa Diogo Saleiro, que venceu o primeiro Prémio de Montanha do dia.
Pedro Pinto conquistou ainda o terceiro lugar na etapa. O ciclista vimaranense integrou a fuga do dia, que se iniciou ao km70, e cortou a meta na terceira posição a dois segundos do vencedor, Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre).
Com o resultado de hoje, Pedro Pinto ascendeu ao 12.º lugar da Geral Individual e é quarto na Classificação da Juventude.
Na etapa de hoje de salientar ainda o 23.º lugar de Sérgio Saleiro (Felgueiras), enquanto o seu irmão, Diogo Saleiro, foi 33.º.
Marco Marques, vianense do Óbidos, terminou no 37.º lugar e Diogo Mendes (Felgueiras) foi 87.º.
Este sábado realiza-se a etapa rainha desta Volta do Futuro, que liga Sernancelhe a São Pedro ao longo de 127,5 quilómetros.