“O balanço é positivo. Estive na discussão da corrida e isso demonstra que o trabalho feito nestes últimos meses, sem competição, foi bem feito”, disse César Fonte, ciclista de Vila Franca, Viana do Castelo, que representa a Kelly-Simoldes-UDO, no rescaldo da primeira competição da época.
O ciclista vianense terminou na segunda posição da Prova de Abertura – Região de Aveiro, prova pontuável para a Taça de Portugal, com o mesmo tempo do vencedor, Luís Mendonça, da EFAPEL.
“É SEMPRE IMPORTANTE INICIAR BEM A ÉPOCA”
Para César Fonte este é um resultado que serve de incentivo para a época que arrancou agora: “toda a equipa demonstrou estar bem fisicamente e isso é muito motivador para o grupo. É sempre importante iniciar bem a época porque acaba por tirar pressão a todos”.
Como foi estar, finalmente, no meio do pelotão nacional? “Foi bom. Foi o poder voltar a trabalhar e poder voltar a sentir adrenalina e stress de andar no pelotão, mas também o poder voltar a conviver com os colegas de profissão”.
Apesar da época, em termos competitivos, ter arrancado tarde – normalmente inicia-se em fevereiro -, César Fonte garante que viveu a pré-época de forma tranquila…
“Pessoalmente vivi a pré-época com tranquilidade. No fundo, pensando bem, até é um pouco estranho porque foram muitos meses sem competição e no ano passado tivemos poucos dias de competição, mas penso que os muitos anos de profissionalismo deixou-me tranquilo”, referiu César Fonte, que abordou ainda ao sentimento que teve após a corrida… “foi uma sensação de alívio, não pelo resultado, mas por, finalmente, poder regressar ao trabalho. Oxalá seja a primeira de muitas corridas esta época”.
DE REGRESSO AOS TREINOS…NA ESTRADA
César Fonte já regressou hoje ao trabalho, mais de recuperação, e à estrada: “para mim a preparação já começou hoje. Apesar de realizar um tipo de treino mais direcionado para a recuperação, mas fui para estrada realizar um treino de duas horas”.
E quanto ao futuro: “o foco já está na próxima corrida que será a Clássica Aldeias do Xisto”, que se realiza a 25 de abril.