O Grupo Desportivo André Soares defronta, este fim de semana, o Beira-Mar, na Final Norte da Taça Nacional de Seniores masculinos de Basquetebol, tendo como grande objetivo chegar à Final Nacional.
O primeiro jogo realiza-se em Aveiro, este sábado, pelas 18.30 horas, estando o jogo decisivo marcado para domingo, às 17.30 horas, em Braga.
No GDAS o jogo está a ser encarado “com a máxima responsabilidade possível e com muita confiança”, como referiu João Ribeiro, um dos ‘pilares’ da equipa orientada por Carlos Gonçalves e Alexandre Oliveira.
João Ribeiro referiu que “olhando ao trajeto que já fizemos nesta Taça Nacional de Seniores, não queremos ficar por esta fase, queremos seguir em frente. Queremos, evidentemente, passar para a Final Nacional”.
Que ideia tens do Beira-Mar Sub-23? “Por aquilo que e equipa já esteve a observar, concluímos que é uma equipa agressiva e que gosta de jogar rápido. Por ser também uma equipa Sub-23, também nos obriga a responder rápido ao estilo de jogo deles. Têm boas individualidades, como é óbvio, mas penso que se trabalharmos como equipa podemos tirar influência às individualidades e tomar conta do jogo”.
É importante vencer em Aveiro? “Sim, é importante ganhar fora de casa. Vai ser difícil, mas se conseguirmos conquistar uma vitória de Aveiro, isso vai ajudar-nos na segunda mão, que se realiza na nossa casa. Sabemos que é sempre complicado jogar fora de portas, ainda mais nesta fase onde estamos”, referiu João Ribeiro, que adiantou que “se formos com a atitude certa podemos sair de lá sorridentes, tendo a plena consciência que a eliminatória ainda não está terminada e que temos de estar concentrados no domingo em nossa casa”.
Como correu a semana de trabalhos? “Está a correr bem. Sinto que estamos confiantes, consigo sentir, de uma certa forma, essa ‘aura’ na equipa. Estamos motivados por estar na posição onde estamos e pela nossa evolução nesta competição”, disse João Ribeiro, que confessou que “pessoalmente, estou com um nervoso miudinho, mas faz parte e na hora do jogo há de passar”.
João Ribeiro e o GDAS venceram em 2022 a Taça Nacional de Sub-18 masculinos. Uma competição diferente, que, de certa forma, é um motivo de inspiração para o que a equipa Sénior está a fazer este ano… “São competições diferentes, que de certa forma de interligam. Não sei se terá maior ou menor importância, mas, sem dúvida, que será gratificante para o clube vencer a Taça Nacional Seniores e que isso traduzirá o nosso trabalho”.