CICLISMO

João Cruz (AXPO) no pódio em Sub-23 no XCO Melgaço

João Cruz, ciclista de Viana do Castelo que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, conquistou o pódio em Sub-23 no 9.º BTT XCO de Melgaço, Prova Internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

O ciclista vianense percorreu as seis voltas ao percurso em 1:33:10h e subiu ao terceiro lugar do pódio, numa prova ganha por Clement Izquierdo (Team Bagnol Jo.we Omega).

João Cruz fez ainda o sétimo tempo à geral, numa classificação ganha pelo seu colega de equipa Mário Costa.

O ciclista de Viana do Castelo, que já o ano passado tinha conquistado o terceiro lugar em Melgaço, faz um balanço positivo da sua prestação… “Estou contente com o que fiz e saio daqui mais motivado para continuar a melhorar”.

Sobre a corrida referiu que “senti-me bem desde o início e mantive a mesmo colocação até ao fim. Tente crescer um bocado a meio da corrida, mas não consegui. Andei sempre ali na mesma posição. No final comecei a sentir o ritmo, mas mesmo assim consegui manter o sétimo lugar à geral e o terceiro em Sub-23”.

“SENTI-ME BEM E FOI UMA PROVA MUITO POSITIVA”

O BTT XCO de Melgaço foi a quinta prova internacional feita por João Cruz este ano e foi também a melhor classificação. “Esta foi a minha melhor classificação. Senti-me bem e foi uma prova muito positiva”.

“O meu objetivo é fazer o máximo de pontos possíveis para partir cada vez mais à frente, principalmente, nas corridas lá fora. Cá consigo partir da primeira fila, lá fora é um bocado mais difícil, mas aos poucos vou somando alguns pontinhos que vão fazendo a diferença”, disse João Cruz, que lembrou que “quando mais à frente partirmos menos desgaste temos logo no início da corrida”.

João Cruz parte ambicioso para a época: Mundial, Europeu e Nacional são os seus objetivos e para isso “é preciso estar o melhor possível durante todo o tempo. A preparação tem corrido bem e as provas também, exceto a última lá fora que não consegui terminar por motivos mecânicos”.

Quanto a um possível apuramento para os Jogos Olímpicos, João Cruz sente que “para os JP Paris’24 é um bocado difícil, mas 2028 e 2032 espero estar pelo menos na luta”.

CARLOS VIANA NO TOP 10

Carlos Viana, ciclista de Guimarães que este ano alinha no Clube BTT Matosinhos, fez top10 em Sub-23 na primeira prova da Taça de Portugal.

O ciclista vimaranense terminou na oitava posição, a 12:31m do vencedor. Hélder Laranjeira (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçãoBike) foi 14.º classificado.

Em Elites, Mário Costa (AXPO) impôs à concorrência, terminando a prova e, 1:27:38m. João Cruz foi o melhor minhoto ao concluir na sétima posição, enquanto Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi 14.º classificado, com o tempo de 1:36:42h, o seu colega de equipa Tiago Amorim fechou o top20 e Carlos Viana foi 25.º.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...