O Maria da Fonte procura este fim de semana carimbar o passaporte para o Campeonato Nacional de Sub-14 masculinos de Basquetebol.
A equipa treinada por Afonso Vila Maior defronta o Clube 5Basket, numa incompreensível Eliminatória Norte. O primeiro jogo realiza-se sábado, pelas 16.30 horas, no Porto, estando o segundo e decisivo jogo marcado para as 17 horas de domingo na Póvoa de Lanhoso.
Afonso Vila Maior garante que “a equipa está confiante e muito motivada” para mais este desafio, sabendo de antemão que “a tarefa não vai ser fácil. Vão ser dois jogos muito difíceis”.
Como correu a preparação para esta Eliminatória? “Não fizemos grandes alterações na preparação. É a progressão natural do que fizemos até chegar à Final Four Distrital”, disse Afonso Vila Maior, que adiantou que “a equipa treinou bem, eles sabem que vão ser dois jogos bastante complicados, mas estamos muito confiantes no nosso trabalho e nas capacidades dos nossos atletas, mesmo tendo uma equipa muito jovem”.
Que mensagem passou aos atletas esta semana? “Para não descurarem a equipa do Clube 5Basket, pois eles também têm uma geração forte. Alertei-os que não vai ser um jogo fácil, mas também não é impossível. Vamos trabalhar, jogar concentrados para atingir o nosso objetivo”.
Sobre o adversário, o treinador do Maria da Fonte referiu que “parece-me que eles têm uma vantagem sobre nós… têm uma equipa bastante alta e os que não são tão altos já têm muita experiência. Jogamos com eles o ano passado e sei que têm muita capacidade”, mas “nós também temos atletas com alguma experiência, que participam no Campeonato Nacional o ano passado e podem fazer a diferença. Esses atletas estão a liderar a equipa e a motivá-la, para que percebam que é um jogo que nos pode levar para o Campeonato Nacional”.
Acreditando que “podemos ter sucesso”, Afonso Vila Maior considera que “a nossa vantagem é que poucos acreditam em nós, não estão a contar com aquilo que podemos fazer… Em contrapartida nós temos um imenso respeito pelo adversário e sabemos com o que contamos”.
De referir que o Maria da Fonte se sagrou Vice-Campeão Distrital da ABB e venceu os seus jogos na Fase de Qualificação, sendo, no entanto, a única das três equipas da ABB a precisar de fazer a Eliminatória de acesso ao Campeonato Nacional.