“O objetivo principal é estar na disputa dos títulos!” é assim que João Matias, ciclista de Barcelos que representa a Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, encara o Campeonato Nacional de Pista, que se realiza este fim de semana no Velódromo Nacional de Sangalhos, na Anadia.
Este ano o ‘Nacional’ conta com a participação de todos os grandes nomes nacionais de Ciclismo de Pista, atletas habituados a lutar pelos títulos, mesmo a nível internacional.
João Matias diz-se “preparadíssimo” e salienta que “este ano temos uma lista de partida onde não falha ninguém dos atletas internacionais portugueses e vai ser uma luta enorme pelos títulos”, mas garante que “sem dúvida alguma que me considero um dos favoritos e vou fazer de tudo para tentar ganhar”.
Campeão em títulos nas disciplinas de Madison e Omnium, João Matias confirma que “o meu principal foco vai para as provas olímpicas de Madison e Omnium”.
Este é o ano de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Esta será a prova de partida para essa luta? “Em termos pessoais, esse arranque foi dado em dezembro com as provas internacionais onde competi. Mas agora sim será um ciclo que inicia com competições consecutivas de Pista e Estrada onde o principal objetivo é o apuramento olímpico para Portugal no sector masculino”.
Para além de João Matias vão estar em pista outros ciclistas do Minho, que procuram obter resultados positivos. É o caso de Iúri Leitão (Caja Rural), Diogo Saleiro e Sérgio Saleiro e ainda Daniel Dias, ciclista de Gaia que fez a sua formação na ACR Roriz.