Sérgio Maciel, canoísta do Viana Garças Clube, parte “confiante e muito motivado” para o Campeonato do Mundo de Maratonas, que se realiza em Ponte de Lima já na próxima semana.
O canoísta vianense vai participar nas provas longas de C1 e C2, em que alinha com Gilberto Cruz e mostra-se “focado nas medalhas”.
“Este vai ser o meu primeiro Mundial como Sénior, mas já estou mentalizado que não sou Sub-23 e que, pela frente, vou ter adversários mais experientes do que eu dentro de água”, disse o Sérgio Maciel, que foi bronze no Campeonato da Europa que se realizou em julho.
“CONHEÇO BEM OS CANTOS AO RIO… ”
O facto do Mundial se realizar em Ponte de Lima, é importante para ti? “Sem dúvida. Penso que poderá mesmo ser um fator importante durante a prova, porque tenho vindo treinar imenso para Ponte de Lima e conheço os ‘cantos ao rio’. Isso pode fazer a diferença, mas também é preciso trabalhar muito durante a prova”.
Quanto a objetivos, Sérgio Maciel, que foi Campeão do Mundo de Sub-23 em 2018, em Prado, referiu que “o meu objetivo é entrar no grupo da frente, sabendo que vão lá estar, com toda a certeza, o Campeão e o Vice-Campeão Europeu. Quero ir com eles, tentar dar o máximo e chegar às medalhas”.
“CAMPEÃO DO MUNDO? NÃO VAI SER FÁCIL, MAS SE CONSEGUIR ERA PERFEITO”
Competir num Mundial no Minho tem sido um talismã para ti… Podemos ver o Sérgio Maciel a conquistar o título Mundial, agora em Ponte de Lima? “Uiii, não sei. Eu estou a trabalhar para entrar nas medalhas. Este é o meu primeiro ano como Sénior e sei que a concorrência é forte… mas claro que seria muito bom vencer”.
“Não vai ser fácil. É verdade que fui medalhado no Europeu, mas aqui vão estar os húngaros, que não estiveram no Europeu e eles são adversários muito fortes. Vamos ver o que consigo fazer. Sei que vai ser muito difícil, mas se conseguir era perfeito… era ‘ouro sobre azul’”, disse Sérgio Maciel.
Falta uma semana para o Mundial, ainda há pormenores a acertar na preparação? “O trabalho de casa está feito, tudo o que tinha a trabalhar quer em monolugar, quer na embarcação está trabalhado. Agora é ajustar pequenos detalhes e entrar da melhor forma no Campeonato do Mundo”.