Diogo Pereira, da Bike House DH Team/Guimarães, alcançou o pódio no 22.ª BTT DHI da ACRAP, penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI.
O Campeão do Minho de Juniores fez a descida em 3:05.78m, gastando mais três segundos que o vencedor, o espanhol Gael Martinez (Kamikazes CD), terminando na terceira posição.
Com este resultado, o ciclista de Guimarães manteve o segundo lugar na classificação do Campeonato do Minho, estando a 32 pontos do primeiro lugar, que é ocupado por Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos), que foi segundo lugar em Prozelo.
Na quarta posição ficou Diogo Cunha, que ocupa o terceiro lugar no Campeonato.
Adriano Silva, da Bike House DH Team/Guimarães foi oitavo classificado.
Em Cadetes, o destaque vai para o terceiro lugar de Mateus Arieira, do BTT Enduro Terras de Bouro. O ciclista de Viana do Castelo fez a descida em 3:15.68, ficando a 12s do vencedor, Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte), atleta que lidera o Campeonato do Minho.
Duarte Ribas (Bike House) terminou em quinto lugar e o seu colega de equipa Francisco Ribeiro foi sexto.
Nas Escolas, Guilherme Teixeira (BTT Pandilhas a Monte) venceu em Juvenis, numa prova em que o vimaranense Afonso Soares foi segundo e Afonso Domingues (Escola BTT/CC Monção) fez o quinto lugar.
Em Infantis, Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) subiu ao primeiro lugar do pódio.
RICARDO BRITO: “BALANÇO POSITIVO”
“O balanço é muito positivo”, disse Ricardo Brito, responsável da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, no final de mais uma edição do BTT DHI da ACRAP.
Aquele responsável salientou que “correu tudo muito bem, sem incidentes de maior, por isso, saímos daqui satisfeitos”.
Ricardo Brito destacou o facto que “haver cada vez mais miúdos nestas provas. Isso é muito importante e mostra que a modalidade está bem viva e tem futuro”.
A ACRAP organiza anualmente duas provas de BTT – DHI e XCO -, Ricardo Brito considera que “o Downhill é mais cansativo e desgastante pela logística, como o transporte de atletas, as carrinhas, a orografia do terreno, que é mais complicado”, mas salienta que “gostamos muito do Downhill pela envolvência dos atletas. Claro que como organizadores damos o melhor de nós nas duas provas”.
OLEGÁRIO GONÇALVES: “PROVAS MUITO POSITIVAS PARA O CONCELHO”
Olegário Gonçalves, Vereador da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, marcou presença no Downhill da ACRAP e considerou que “estas provas são muito positivas para o concelho. Felizmente acabou a pandemia para se levarem a efeito estas iniciativas que a ACRAP muito bem organiza, em conjunto com a ACM. Estas provas, no caso de hoje de Downhill, é uma mais-valia para Prozelo e para o concelho e nós só desejamos que continue a haver provas deste género e quem sabe nacionais e internacionais”.
O autarca considera que “temos aqui umas excelentes condições para receber outro tipo de provas”. De resto “tenho lançado o repto várias vezes, o presidente da Câmara Municipal também, para que se organize uma prova nacional. Acho que iremos conseguir trazer uma nacional e quem sabe uma internacional”.
Afirmando que “a visibilidade é sempre maior”, Olegário Gonçalves salienta que “temos aqui umas condições únicas, com paisagens fantásticas. De resto nós somos Reserva Mundial da Biosfera e isso já dá uma motivação aos atletas”.