Rafael Barbas, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, alcançou hoje o 10.º lugar na quarta e última etapa da Volta a Portugal de Juniores, que ligou o Fundão à Covilhã e que teve como vencedor António Morgado, do Bairrada.
Na etapa rainha da Volta, que teve uma extensão de 103,3 quilómetros e que terminou com um prémio de montanha de primeira categoria, o ciclista do clube de Roriz, Barcelos, fez o tempo de 2:42:30 horas, ficando a 36s do vencedor.
Com este resultado, Rafael Barbas assegurou o 12.º lugar da Geral, sendo o segundo melhor atleta do Minho em prova.
RÚBEN RODRIGUES NO TOP10 DA GERAL
O melhor minhoto foi o vimaranense do Bairrada, Rúben Rodrigues, que concluiu a Volta na oitava posição, depois de hoje ter feito 13.º lugar na etapa.
Rúben Rodrigues termina em quinto lugar na Classificação Geral por Pontos e em 10.º na Montanha.
No top20 da Classificação Geral ficou ainda o barcelense André Ribeiro (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) que ficou no 16.º lugar.
RODRIGO NEVES 11.º NA JUVENTUDE
Rodrigo Neves, Júnior de primeiro ano do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, é outro dos destaques desta Volta a Portugal. O ciclista de Esposende alcançou o 11.º lugar da Classificação da Juventude, sendo o melhor minhoto nesta classificação.
Rodrigo Neves termina ainda no 31.º lugar da Geral.
Leonardo Neves concluiu a Volta no 17.º lugar, ele que foi subindo na classificação com o decorrer da prova. Na Geral ficou no 47.º lugar.
Samuel Martins (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e Rafael Sousa (ACR Roriz) fizeram top25 na Juventude.
NOAH CAMPOS NA FUGA
Em destaque na etapa de hoje esteve ainda Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), que esteve na fuga do dia, que se iniciou por volta do km10 e durou até à subida para Belmonte, a cerca de 25 quilómetros da chegada.
Noah Campos, que terminou a etapa no 77.º lugar, foi terceiro no Prémio de Montanha em Penamacor e segundo na Meta Volante em Meimosa. O ciclista algarvio da ACR Roriz termina a Volta a Portugal no 52.º lugar, sendo 13.º na Classificação Geral por Pontos e 11.º na Classificação da Montanha.
Quanto aos restantes ciclistas minhotos em prova, Diogo Mendes, vimaranense que alinha na Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, termina a Volta no 34.º lugar. Pedro Oliveira (ACR Roriz) foi 45.º e o seu colega de equipa Tomás Mota fez o 48.º lugar.
Samuel Martins foi 56.º classificado na Geral, Rafael Sousa termina em 62.º e Paulo Meira (Tensai) em 68.º.
João Martins, barcelense da UC Trofa, alcançou o 77.º lugar, Rúben Benedito (Tensai) o 88.º e Gonçalo Amaral, famalicense da UC Trofa, o 96.º lugar. Bruno Baptista (Tensai) foi 99.º, Francisco Pereira (CC Barcelos) concluiu a Volta em 106.º.
ACR RORIZ SEXTA POR EQUIPAS
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, alcançou a sexta posição, numa prova ganha pelo Bairrada.
O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi 12.º e a Tensai/Sambiental/Santa Marta 20.º. Uma palavra ainda para o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, que conta com um minhoto, que fez o quinto lugar e a União Ciclismo da Trofa, que termina em 19.º.