
Goreti Correia, atleta de Viana do Castelo que alinha no Runners do Demo, sagrou-se Tricampeã Nacional Trail Ultra Endurance XL, ao vencer o TAUT – Terras do Ancião Ultra Trail, que decorreu sexta-feira e sábado em Ansião.
A atleta vianense percorreu os 180 quilómetros com 6722D+ em 30:40:42 horas, garantindo assim o terceiro título consecutivo no ‘Nacional’ de Trail Ultra Endurance XL e um novo recorde da prova.
Goreti Correia mostrou-se “muito satisfeita e feliz” com o título, referindo que “era um desejo meu sagrar-me Tricampeã e tudo fiz para que acontecesse”.
A atleta de Viana do Castelo lembra que “no início desta época fui contratada por uma das maiores equipas de Trail em Portugal e fiz de tudo para honrar as novas cores. Temos uma equipa forte que na mesma prova se sagrou Campeã Nacional por equipas (masculina e feminina)” e adiantou que “também senti o compromisso de lutar pela vitória por quem me apoia. Tenho uma equipa de apoio que me acompanha em todas os minutos de prova de abastecimento em abastecimento para que nada me falte”.
Como correu a prova? “Foi uma prova duríssima, tendo em conta as condições atmosféricas: chuva, frio, nevoeiro e vento constantes. Alguns atletas entraram em hipotermia. Dos 68 atletas que iniciaram a prova somente terminaram 31”, disse Goreti Correia, que adiantou que “os primeiros 70 quilómetros foram feitos em orientação por GPX, uma vez que o percurso não estava marcado. Os últimos 80km da prova foram muito difíceis devido à noite, chuva e frio e também porque fiquei com problemas de estômago e já não tolerava a suplementação. A partir dos 75 quilómetros o percurso era muito técnico com partes de escalada e descidas íngremes em pedra escorregadia ou lama”.
Apesar das dificuldades, Goreti Correia não só terminou a corrida, como foi 11.º da Geral Absoluta e a primeira atleta feminina a chegar à meta… De resto a atleta de Viana do Castelo bateu o recorde feminino da prova retirando 6:46 horas ao tempo anterior.
Para conseguir ganhar a prova e com uma nova marca, foi preciso uma grande preparação? “Imensa! É uma preparação de longos meses/anos. Temos de ser disciplinados e ter a vida muito organizada”.
Com o título de Nacional de Trail Ultra Endurance XL, Goreti Correia está já a preparar o Campeonato de Ultra… “Agora é recuperar e focar no Campeonato de Ultra que será em Viana do castelo, em inícios de julho. Eu e as minhas colegas de equipa temos objetivos de conseguir uma boa classificação”.
Goreti Correia está no Trail há uns anos e confessa que entrou na modalidade “porque sempre adorei montanha e desportos em natureza. O Trail é a conjugação perfeita entre natureza, montanha, corrida e aventura. Adrenalina e sentido de descoberta constantes a cada pedaço de trilho”.
