O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi o grande vencedor da categoria de Escolas do 45.ª Circuito de Santa Marta, que se realizou na segunda-feira em Santa Marta de Portuzêlo, Viana do Castelo.
Numa prova que contou com mais de dezena e meia de clubes e cerca de 90 atletas, a formação de Barcelos totalizou 15 pontos e garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio, reforçando-se assim a posição de melhor clube da Formação, que conquistou há duas semanas no Encontro Nacional de Escolas.
Na segunda posição ficou a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, que totalizou 32 pontos. A União Ciclismo da Trofa, que conta com alguns atletas de Famalicão, alcançou a quarta posição, enquanto a Tensai/Sambiental/Santa Marta fez sexto lugar.
CARLOS LEITE: “RESULTADOS SÃO CONSEQUÊNCIA DO TRABALHO QUE REALIZAMOS”
Carlos Leite, responsável pelas Escolas do CC Barcelos, considera que “estes resultados são a consequência do trabalho que realizamos com estes miúdos” e explicou que “temos sempre o foco nos resultados e uns miúdos que se esforçam, que se aplicam como deve ser, uns pais que ajudam e os resultados são consequência disso”.
As vitórias acabam por ser também um fator extra de motivação… “Sem dúvida que serve de motivação extra. Eles sentem que o trabalho deles está a ser bem realizado, que os resultados aparecem e isso motiva-os a continuar a trabalhar para melhorar”.
O CC Barcelos não tem uma equipa numerosa, portanto, estes resultados acabam por o deixar orgulhoso? “Claro que ficamos muito felizes com estes resultados, principalmente, por eles porque trabalham e aplicam-se para serem cada dia melhores. Mas este é o resultado da nossa forma de trabalhar”, disse Carlos Leite, que adiantou que “nós não temos condições para ter muitos atletas em termos logísticos, mas os que temos são atletas que gostam da modalidade e que se esforçam para obter resultados”.
Quanto ao futuro… “nunca se sabe o que vem pela frente e as outras equipas também têm uma palavra dizer no meio disto tudo. De uns anos para os outros tudo pode mudar, nós tentamos angariar novos atletas e que gostem mesmo da modalidade. Para já os que temos vão-nos brindando com estes resultados”.
RUI SABINO (UC TROFA) SEGUNDO EM JUVENIS
Em termos individuais, o destaque vai para o segundo lugar obtido pelo famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa. O Campeão Nacional de Juvenis, tal como aconteceu em Rendufe, esteve na luta pela vitória na corrida, mas Guilherme Ribeiro (AC Paredes) acabou por ser o mais forte.
A luta pelo segundo lugar foi decidida ao sprint e aí o ciclista de Famalicão não deu hipóteses aos adversários.
Francisco Cardoso, do CC Barcelos, chegou integrado no primeiro grupo de perseguidores e fez sexto lugar.
Simão Pedrosa (Tensai) foi oitavo classificado e, talvez, o atleta mais aplaudido a chegar à meta. Leandro Martins (CC Barcelos) fechou o top10.
No top20, naquela que foi a corrida de Escolas com mais atletas, ficaram ainda Rodrigo Afonso (Tensai), João Silva (CC Barcelos) Dinis Carreiras (ACR Roriz), João Marques (CC Barcelos).
SIMÃO SILVA (UC TROFA) VENCE EM INFANTIS
Simão Silva, famalicense da UC Trofa, foi o vencedor em Infantis masculinos. O ciclista famalicense impôs-se na corrida em Linha, deixando o seu mais direto perseguidor, Renato Sousa (Guilhabreu BTT) a três segundos.
Na prova de destreza, Simão Silva fez o quarto tempo, mas perdeu apenas um segundo para Renato Sousa, garantindo assim o primeiro lugar em Infantis.
Rodrigo Assunção, do CC Barcelos, foi sétimo classificado, enquanto Rodrigo Quinta (ACR Roriz) foi 13.º e o seu colega de equipa Rui Lopes 15.º.
Lucas Amaro (Tensai) e Rafael Monteiro (ACR Roriz) terminaram no top20.
DUARTE MARQUES (CC BARCELOS) DOMINA EM INICIADOS
Duarte Marques, do CC Barcelos, foi o protagonista da prova de Iniciados. O ciclista do clube de Barcelos venceu ao sprint a prova em Linha e foi o mais rápido na prova de destreza, que completou sem penalizações.
Assim, Duarte Marques subiu ao mais alto lugar do pódio, com o tempo de 2:11.100 minutosl deixando a mais de um segundo Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling). Tiago Carvalho, da ACR Roriz, foi terceiro.
No top10 ficaram ainda Tomás Rodrigues, Gabriel Cardoso e Miguel Martins (ACR Roriz), e Gonçalo Amorim (CC Barcelos).
Em femininos, Matilde Fernandes (ACR Roriz) foi segunda classificada, ela que fez sexto lugar da geral, e a sua colega de equipa Daniela Fernandes subiu ao terceiro lugar do pódio.
DUARTE PEDROSA (TENSAI) SEGUNDO EM PUPILOS/BENJAMINS
Duarte Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, alcançou o segundo lugar do pódio na categoria de Pupilos/Benjamins.
O ciclista da ‘casa’ foi apenas ultrapassado por Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Martim Peixoto (ACR Roriz) alcançou a quarta posição e Guilherme Assunção (CC Barcelos) foi quinto classificado.
Uma palavra ainda para Afonso Figueiredo, Miguel Carvalho e Luís Coelho (ACR Roriz) e Guilherme Oliveira (CC Barcelos).
Maria Lisboa, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, subiu ao primeiro lugar do pódio em femininos.