“Vencer uma das etapas que passa no Minho seria um sonho tornado realidade, mas não será fácil porque todos querem ganhar. Vamos ver como corre” disse Tiago Machado, ciclista de Famalicão que alinha na Rádio Popular/Paredes/Boavista, que vai para a sua nona e última Volta a Portugal como ciclista.
Tiago Machado anunciou, em junho, que daria por encerrada a sua carreira de ciclista profissional no final da época… mas até lá podem contar com o famalicense para as várias lutas e competições…
“Esta é a minha nona Volta e o sentimento com que a encaro é o mesmo de sempre… as pernas é que já não colaboram como noutros tempos”, referiu o famalicense, que adiantou que “vou dar o meu melhor, como o faço sempre”.
“DESFRUTEI DA BICICLETA. E FOQUEI-ME NO TRABALHO”
Como correu a preparação para esta que será uma Volta especial? “Depois da loucura que foram os dois últimos anos devido à pandemia, este ano voltei aos estágios na altitude, que fazia sempre e não mudei nada… Desfrutei da bicicleta e foquei-me no trabalho”, disse Tiago Machado, que salientou que “estou muito motivado para a Volta a Portugal e embora seja a minha última quero, como sempre, dar o meu melhor, fazer uma boa corrida estar no pelotão a lutar pelos objetivos da equipa”.
Em oito anos, Tiago Machado apenas se viu obrigado a desistir uma vez, o ano passado devido a um teste covid positivo… “O que aconteceu o ano passado foi um contratempo, custou muito… Mas era uma questão de saúde pública. Nós temos todos os cuidados possíveis, mas não sabemos como estão as pessoas com quem nos cruzamos”.
Apesar de hoje já se viver de uma forma mais tranquila em relação à pandemia, Tiago Machado referiu que “ainda terça-feira, antes de virmos para aqui, fizemos testes e seguimos uma série de burocracia… Em abono na verdade não conseguimos perceber porque temos de fazer testes e ter outros cuidados, quando há imensos festivais e festas e aí não se fazem testes, mas para os eventos desportivos são obrigatórios. Há muitas coisas que não se compreendem”.
“GOSTAVA DE GANHAR UMA ETAPA”
Quais são os teus objetivos para este Volta? “Honestamente tudo o que vier por acréscimo será muito bom. Cheguei a um ponto da minha carreira em que tenho de estar orgulhoso por aquilo que fui fazendo e conseguindo. Claro que gostava de ganhar uma etapa… se houver justiça divida pode ser que aconteça”.
O ideal seria ganhar uma das etapas que passa no Minho? “Isso era um sonho tornado realidade, mas todos querem e podem ganhar”, referiu Tiago Machado, que mostrou-se “extremamente” feliz por “ter a oportunidade de, nesta minha última Volta a Portugal, ter a corrida mais importante a passar perto da minha terra e nas estradas que treinos tantas vezes. É fantástico e eu sei que vou ter muito apoio nesses dias. Aqueles que sempre estiveram comigo vão lá estar”.