Rafael Barbas, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, está entusiasmado com a estreia absoluta pela Seleção Nacional de Juniores de Ciclismo.
O ciclista do clube de Roriz foi convocado para integrar a Seleção Nacional que vai participar em duas etapas da Taça das Nações. O primeiro desafio é já no fim de semana, em França, no Trophée Centre Morbihan.
“Será uma experiência nova que encaro com muito ânimo” disse Rafael Barbas, que salientou que #vou fazer duas provas da Taça das Nações Júnior e vou com o objetivo de aprender, aproveitar ao máximo e ajudar no que puder os meus colegas. Espero que seja uma experiência realmente única!”.
O que estás à espera de encontrar nestas duas etapas da Taça das Nações? “Espero encontrar um nível competitivo altíssimo, afinal vão estar lá os melhores Juniores do mundo, o que torna toda esta experiência ainda mais especial”, referiu o ciclista da ASCR Roriz.
Sobre o percurso da primeira prova, o Trophée Centre Morbihan, Rafael Barbas afirmou que “aparentemente e pelo que vi vão ser etapas sem grandes subidas o que não retira em nada a dificuldade da prova. Irá na mesma ser uma prova dura, pelo menos assim espero!”.
A poucas horas de partir para a sua primeira experiência com a Seleção Nacional, Rafael Barbas confessa estar algo ansioso… “é uma experiência nova, em outro país com outro nível, por isso, a ansiedade já é alguma!”.
Rafael Barbas, que viajou hoje para a Anadia para integrar a Seleção Nacional, que ruma amanhã de manhã a Nantes, em França, tem aqui a sua primeira experiência com a equipa nacional… “esta é a primeira vez que sou chamado à Seleção Nacional e o entusiasmo é enorme”.
Afirmando que “não estava a contar com a convocatória”, Rafael Barbas salientou que “empenhei-me para que acontecesse. Este ano dediquei-me um pouco mais ao Ciclismo e logo desde o início da época comecei a conquistar alguns bons resultados.”.
RÚBEN RODRIGUES NA CONVOCATÓRIA
Rúben Rodrigues, ciclista de Guimarães que alinha na Bairrada, volta a merecer a confiança do selecionador nacional, José Poeira.
O Campeão Nacional de Fundo em Juniores esteve em bom plano e contribuiu para a classificação coletiva de Portugal na Corrida da Paz e voltou a ser chamado, assim como os seus colegas de equipa António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares. A equipa nacional fica completa com Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).
O primeiro desafio da equipa nacional é o Trophée Centre Morbihan, em França, que conta com três etapas em dois dias.
No primeiro dia os corredores têm uma etapa de 116 quilómetros. O segundo dia recebe duas etapas: um Contrarrelógio individual de sete quilómetros e uma etapa em linha de 110 quilómetros.
Segue-se a presença no Tour du Pays de Vaud, prova que decorre na Suíça, entre os dias 26 e 29 de maio. Trata-se de uma das mais exigentes provas por etapas do mundo para os Juniores.