“O meu objetivo é conseguir fazer uma final…”, esta é a grande ambição de João Nogueira Costa, nadador do Vitória SC, para o Campeonato da Europa de Piscina Longa, que se realiza de 11 a 17 de agosto em Roma, Itália.
O nadador minhoto, que vai competir em três distâncias – 50, 100 e 200m Costas, mostra-se ambicioso e “muito motivado” para “dar o meu melhor e tentar chegar a uma final”.
João Nogueira Costa recorda que “desde o início da época que o objetivo era chegar ao Europeu e para isso trabalhei muito e aí os tempos eram muito importantes. Consegui fazer um tempo extraordinário para garantir a minha presença em Roma” e adiantou que “agora o meu objetivo passa por chegar a uma final, por poder disputar uma final, independentemente do tempo, mesmo que não seja recorde pessoal”.
A PREFERÊNCIA DOS 100M COSTAS
Das três provas que vais disputar qual a que, neste momento, te sentes mais à vontade, com mais, digamos, hipóteses para tentar chegar à final? “Neste momento, a prova que está mais encaminhada para mim são os 100m Costas. Também tenho treinado muito para os 50m. Para os 200 nem tanto, mas tenho um tempo muito bom e também me sinto à vontade… mas penso que os 100 serão a distância em que estarei melhor”.
Estes são os segundos Campeonatos da Europa de Seniores para João Nogueira Costa. A estreia foi o ano passado em Budapeste, na Hungria, e entre outros resultados conseguiu bater o recorde nacional nos 100m Costas.
“Hoje encaro o Europeu mais à vontade. Já tenho uma noção do que vou encontrar e sei bem o que pretendo”, referiu João Nogueira Costa, que salientou que “sei que vai ser uma prova dura, o nível da Natação na Europa e da disciplina de Costa está muito forte. Para ter a noção um italiano bateu, recentemente, o recorde do mundo… O top mundial é composto por atletas da Europa”.
“DIFÍCIL… MAS POSSÍVEL”
Apesar de ciente das dificuldades, o nadador do Vitória SC garante que “estou motivado e vou com muita garra, quero estar na luta… Sei que é difícil, que a prova vai ser complicada, mas sei que é possível”.
Como tem corrido a preparação? “Diria que está a correr bem. Nesta fase já com mais alguma ansiedade, mas acho que estou a lidera bem com isso, com a ajuda do meu treinador, o Rui”, disse João Nogueira Costa.
Afirmando que “claro que há momentos difíceis… com os quais temos que saber lidar”, João Nogueira Costa recordou o mais recente… “nos Jogos do Mediterrâneo tive a infelicidade de ficar doente logo no início e não só não consegui mostrar o meu trabalho, como emagreci bastante e fiquei bastante em baixo. O processo, depois de voltar da Argélia, foi complicado, mas agora estou a lidar bem com isso”.
Como estás a encarar o Campeonato da Europa, que coincide com o final de uma época de excelente nível? “Claro que há sempre alguma ansiedade, vou competir com os grandes nomes na Natação Europeu e Mundial. A ansiedade e a pressão estão presentes, mas o importante é estar mentalmente bem e entrar na piscina focado para dar o meu melhor, para que tudo saia bem e acreditar que posso chegar a uma final… vou nadar para tentar chegar a uma final”.
“O NOSSO OBJETIVO É BATER O RECORDE NACIONAL NA ESTAFETA MASCULINA”
Antes da partida para o estágio da Seleção Nacional, João Nogueira Costa vai competir nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal Open de Piscina Longa… uma competição que este ano tem uma importância diferente…
“Acho que os ‘Nacionais’ este ano são mais de preparação para o Europeu. A nível individual não tenho grandes objetivos… agora nas Estafetas estou de corpo e alma com a equipa e o clube. O nosso objetivo é bater o recorde nacional e é nesse sentido que temos trabalhos e vamos entrar em competição”.
A acontecer, o recorde nacional, será uma motivação extra para o Europeu? “Sem dúvida… É algo muito importante para nós como equipa e para o clube”.
“A MELHOR ÉPOCA QUE FIZ ATÉ HOJE”
Que balanço fazes da época até aqui? “Esta época é a melhor que fiz até hoje. Não só pela dedicação que tive… foi uma época incrível” disse João Nogueira Costa, que explicou que “foi o ano que me custou menos acordar cedo para ir treinar, em que estava a gostar do que estava a fazer, em que tinha prazer no que fazia. Tem de ser sempre assim. O facto de ter uma equipa unida, muito motivadora, ajudou muito. É graças a eles e por eles que me levando cedo e vou treinar todos os dias”.
João Nogueira Costa confessa que “este ano consegui abstrair-me da Natação (competição) e divertir-me mais, desfrutar da piscina e das próprias provas. Acho que esse foi o segredo para a época que tive. Percebi que para ter uma boa prestação tenho de estar bem mentalmente”.
A força mental é importante para se alcançar grandes resultados na Natação? “Eu acho que é fundamental. Costumo dizer que é 30 por cento de treino e 70 de cabeça… O treino é muito importante, mas podes treinar muito e não ser bom mentalmente e depois falta-te o mais importante… a garra, o querer competir e ganhar”.