João Cunha, ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, vai estrear-se pela Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Pista, que se realiza entre amanhã e domingo no Velódromo de Sangalhos, em Anadia.
O ciclista da Trofa, que se estreou na Pista nas competições de novembro. vai competir na Corrida por Pontos, que se realiza sábado pelas 17.50 horas.
João Cunha está a encarar a estreia “com muita responsabilidade e uma vontade enorme de dignificar o melhor possível Portugal”.
Com que expetativas partes para este Europeu? “Sendo a minha estreia numa competição internacional por Portugal, as minhas expectativas são sobretudo honrar a camisola que levarei vestido e dar o meu melhor”, disse João Cunha, que salientou que “depois, os resultados vêm por acréscimo”.
Sobre a aventura na Pista, João Cunha lembra que “ a aventura na Pista começou em novembro do ano passado quando a minha equipa, Landeiro ACR Roriz, me lançou o desafio. Como era uma vertente que eu nunca tinha experimentado aceitei o desafio e fui fazer uns treinos com a equipa…”.
Depois da primeira corrida “apanhei o gostinho e com bastante treino e dedicação fui convocado para vir a um estágio da Seleção Nacional. Nesse estágio reparei que com esforço e trabalho o sonho Europeu podia tornar-se uma realidade”, disse João Cunha.
Quanto à preparação para este torneio, o ciclista da AR Roriz considera que “como era de esperar a preparação para o europeu é um percurso exigente, mas com a ajuda da minha equipa, da minha família e do selecionador nacional de pista, professor Gabriel Mendes, felizmente, tem corrido tudo bem e tenho-me adaptado bastante bem às exigências da Seleção”.
Como te sentes, agora que o Europeu estás prestes a arrancar? “É normal que me sinta um pouco ansioso, afinal é uma estreia e é um Campeonato da Europa, que ainda por cima de realiza em nossa ‘casa’”, disse João Cunha, que acrescentou: “também me sinto grato por me terem dado a oportunidade de fazer o que mais gosto com os melhores da Europa e não perderei a oportunidade de demonstrar o meu potencial”.
João Cunha diz-se “confiante e motivado” para o Campeonato da Europa e referiu que “só o facto de ter sido convocado para o Europeu dá-me uma enorme confiança e motivação, não só para o Europeu como também para o restante da época”.