O SC Braga garantiu a manutenção no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Natação, durante o Campeonato Nacional de Clubes que decorreu este fim de semana no Complexo de Piscinas do Jamor e foram dos mais exigentes dos últimos anos.
Numa competição atípica, em que desciam seis dos 15 clubes participantes em cada categoria, o SC Braga conseguiu fazer um campeonato tranquilo em femininos: conquistou a sexta posição, com 629 pontos; e lutou com êxito até à última prova para assegurar a manutenção em masculinos: foi nono com 548 pontos.
No final de dois intenso dias, António Rocha, treinador do SC Braga que acompanhou a comitiva ao Jamor, garantiu que “estou extremamente orgulhoso de ambas as equipas” e adiantou: “estamos na Divisão onde devemos estar sempre”.
“AS MIÚDAS FORAM IRREPEENSÍVEIS”
O fim de semana já se esperava complicado – muitas equipas reforçaram-se com atletas estrangeiros só para esta prova e desciam muitas equipas (seis) – , mas o SC Braga encarou o desafio com determinação e muita vontade de elevar o nome do clube.
Para António Rocha “as miúdas foram irrepreensíveis. Tiveram um espírito lutador do princípio ao fim e, contrariamente ao previsível, fizeram um campeonato com muita tranquilidade e confortável na classificação ao longo da prova”.
“A verdade é que todas se excederam, tanto as estreantes como as que já tem muitos nacionais nas pernas… Fizeram tempos de excelência que permitiram uma manutenção folgada e um sexto lugar muito merecido”, referiu.
Mais difícil foi a tarefa da equipa masculina… “e pelo facto de termos tido alguns contratempos em algumas provas, fomos postos à prova nesta última sessão” e adiantou que “e a verdade é que foi preciso um espírito de resiliência, ambição e vontade de estar num lugar onde eles sabem que merecem estar para darmos a volta na classificação e ficarmos fora da zona de despromoção”.
O treinador do SC Braga referiu que “naturalmente que para isso foi essencial a experiência dos mais velhos, no sentido de acalmar o nervosismo dos mais novos e levar o barco a bom porto”.
“ORGULHOSO DE AMBAS AS EQUIPAS”
António Rocha faz “um balanço muito positivo” da prova e refere que “estou muito orgulho das duas equipas não só pelo espírito lutador, pela capacidade de superação, como pelo constante desejo de manter o SC Braga num lugar em que só pode estar, na 1.ª Divisão, entre os melhores”.
Foi uma jornada difícil? “Para os rapazes foi. Começaram a sessão em 10.º, verdade que a poucos pontos do nono, mas foi preciso espírito lutador para dar a volta por cima. Acabaram fora da zona de despromoção com alguma folga pontual”.
Quanto ao futuro, António Rocha referiu que “vamos descansar um pouco, recuperar forças e preparar a época de verão”, até porque “os ‘Nacionais’ de Verão estão já ao virar da esquina”.