O Ribeirão FC tem pela frente, este fim de semana, três finais da Taça do Minho da Associação de Basquetebol de Braga/AB Viana do Castelo.
A equipa de Famalicão vai marcar presença na final da Taça do Minho em Sub-19 femininos, onde a equipa de Natacha Marques vai defrontar o GDAS; na Final Four de Sub-16 masculinos, com a equipa de Hélder Correia a defrontar o SC Braga B, e ainda a equipa de Sub-14 femininos, treinada por Carlos Paiva, que joga em Ponte de Lima frente ao FamaBasket.
Carlos Paiva, diretor do Ribeirão FC, congratulou-se com a presença das três equipas numa Fase Final da Taça do Minho … “As equipas surpreenderam pela positiva nesta Taça do Minho. Entramos na prova apenas com a ideia de participar e correu muito acima do que esperávamos. Os atletas estão de parabéns pelo empenho e entrega”.
Aquele responsável salientou que “nos Sub-16 o treinador foi pressionando a equipa e eles responderam da melhor maneira. Portaram-se muito bem”.
Nas Sub-19 femininas “a equipa debateu-se com alfuna problemas devido ao Covid e algumas atletas desistiram, mas mesmo com poucas atletas a Natacha Marques conseguiu fazer um grande trabalho. Elas superaram-se e querem ainda mais”, disse Carlos Paiva, que salientou que “elas querem mesmo vencer a Taça do Minho e a união faz a força. Vamos ver o que conseguem fazer na final”.
Quanto às Sub-14, Carlos Paiva, que é também o treinador, referiu que “é uma equipa que tem uma particularidade… a maior parte das meninas são Sub-12. Nós entramos nesta prova com o intuito de lhes dar competição. Temos duas meninas de Sub-14 e formamos o grupo com atletas dos Sub-12 e até temos meninas Sub-10. É um grupo excelente e superaram todas as expetativas”.
Afirmando que “nós não podíamos pedir mais”, Carlos Paiva garante que “agora, nas finais, o grande objetivo é que todos desfrutem do momento. Estamos a falar de crianças que chegaram às finais e o mais importante é elas divertirem-se a fazer o que gostam”.
“Para nós é um orgulho enorme ver estas equipas chegar a este patamar. Foram anos de trabalho e agora com a liberdade, depois do Covid, conseguir chegar a este patamar deixa-nos muito satisfeitos”,
Para Carlos Paiva “a presença nestas finais vai motivar ainda mais os meninos e as meninas que jogam no Ribeirão e, acredito, vai chamar mais atletas para o clube. Nós sofremos muito com a pandemia e estas finais podem ajudar-nos a colmatar isso”.
O Ribeirão FC recebe, no seu pavilhão, a Final Four da Taça do Minho de Sub-16 masculinos… “é com muita alegria que recebemos esta Fase Final, será uma maneira de dar a conhecer o Basquetebol ao público e mostrar-lhe que a pandemia não deve ser um entrave ao desporto. De resto, nós no Basquetebol também ensinamos, impomos regras e requisitos que ficam para a vida”.
A concluir Carlos Paiva fez questão de deixar uma palavra “às restantes equipas. Todos trabalharam muito e evoluíram bastante. Alguns escalões não chegaram à finais, comos Sub-18, e não conseguimos inscrever os Sub-14 masculinos… mas houve empenho de todos. Nos Minis também foi uma boa época. Tivemos já uma amostra do crescimento do clube e com as condições que estamos a criar podemos crescer mais”, mas “precisamos também de mais apoios”.