João Leite, ciclista de Fafe que alinha na equipa espanhola do Vigo-Rías Baixas, parte confiante para a LXXXVIII Santikutz Klasika, prova que se realiza este domingo na localidade de Legazpi, em Guipúzcoa.
A prova, de 153 quilómetros, tem partida e chegada em Legazpi e conta com 12 passagens de montanha, de segunda e terceira categoria.
O ciclista fafense diz-se confiante para mais uma prova e salienta que “vou para aprender e ajudar a equipa” e adiantou: “se aparecer alguma oportunidade vou tentar aproveitá-la”.
Considerando que “vai ser muito difícil”, João Leite lembra que “estive com gripe e isso afetou a minha forma. Estou, basicamente, a recomeçar”.
PROVA COM VÁRIOS PRÉMIOS DE MONTANHA
A Santikutz Klasika apresenta-se como uma prova bem dura… “Sim, tem 12 prémios de montanha de segunda e terceira categoria, que vão fazer muitas diferenças”.
João Leite estreou-se este ano no escalão Sub-23 e no calendário de Espanha, uma experiência que tem sido positiva.
“Apesar de ser cansativa, a experiência está a ser boa. Aqui aprendo algumas coisas. Em Portugal como Sub-23 de primeiro ano quase nada de aprende”, disse João Leite, que adiantou que “o andamento aqui é tão ou mais forte que os profissionais em Portugal. Quando acabo uma corrida e vejo que tenho média de 42/43 em 160 quilómetros, fico impressionado… e fico ainda mais quando comparo com as médias em Portugal”.