Ana Sobral, atleta do BC Barcelos, integra amanhã mais um estágio de observação da Seleção Nacional de Sub-14 feminino, que vai decorrer na Covilhã e em Iscar até ao dia 13. Do estágio fazem parte dois jogos de preparação com a Seleção de Espanha, jogos que se realizam em Iscar.
Ana Sobral, que tem participado em todos os estágios deste ano, mostra-se satisfeita e feliz com a oportunidade.
“Depois de uma época de muito esforço é sempre bom ver reconhecido o nosso trabalho”, começou por afirmar Ana Sobral.
A atleta de Barcelos confessa que tinha a esperança de chamada à Seleção… “depois da época que realizei, tinha a esperança de ser chamada para estes momentos com a Seleção. Agora é agarrar todas as oportunidades para aprender e evoluir cada vez mais”.
“NO INÍCIO FOI UM BOCADINHO COMPLICADO”
Como foi a adaptação a estes estágios? “No início foi um bocadinho complicado. É tudo diferente… nunca tinha estado com aquelas atletas e staff. Temos os dias controlados, temos o acesso ao telemóvel limitado, pouca ligação ao exterior e treinamos muito. Depois habituei-me e estou a gostar imenso de tudo”, disse Ana Sobral, que salientou que “acabei por conhecer gente de vários locais, com outras ideias e formas de trabalhar o Basquetebol. Consegui evoluir em coisas que não estava a conseguir durante a época, também dedicamos mais tempo à modalidade”.
Ana Sobral é a única atleta do Minho presente nos trabalhos e confessa que “cheguei a sentir alguma pressão, causada por mim, por ser a única de Braga e porque queria mostrar que cá trabalhamos bem e temos bons valores”, mas “tudo passou com o tempo, até porque fui muito bem recebida na equipa e no grupo”.
O SONHO DE JOGAR NA SELEÇÃO NACIONAL SÉNIOR
Já vais no terceiro estágio… qual é o objetivo? “O primeiro grande objetivo está atingido, que foi ser chamada à Seleção e estar no grupo até este terceiro estágio e aos jogos com Espanha”, referiu Ana Sobral, que salientou que “o meu objetivo é manter-me nos trabalhos das Seleções este e os próximos anos e um dia chegar à equipa Sénior”.
Ana Sobral tem 13 anos e a ambição de um dia “jogar fora do país e pela Seleção Nacional Sénior” e referiu que “o primeiro passo está dado, mas sei que tenho muito a fazer e a aprender, mas estou cá para isso mesmo”.
Como surgiu o Basquetebol na tua vida? “Posso dizer que foi um pouco por acaso. I BC Barcelos foi fazer uma demonstração à minha escola, o treinador que lá foi gostou do que eu fiz e insistiu para que entrasse no Basquetebol… agora é a modalidade que eu gosto”.
“ÉPOCA BASTANTE POSITIVA”
Ana Sobral, que completa 14 anos em setembro, prepara-se agora para subir de escalão (Sub-16), depois de ter feito uma grande época como Sub-14…
“Foi uma época bastante positiva. Ganhamos o Campeonato Distrital e Regional e participamos no Campeonato Nacional, onde aprendemos muito. Fui à Festa do Basquetebol a Albufeira, foram uns dias incríveis, de grande aprendizagem e convívio e agora estou nos treinos da Seleção Nacional… Foi um ano muito bom”.