Carlos Rocha e a SAERTEX Portugal/Edaetech estiveram em alta no Campeonato Regional de Maratonas da Associação de Ciclismo de Vila Real, inserido no 8.º BTT Acácio da Silva e 5.ª prova da Taça Regional de XCM, que se realizou no fim de semana.
Carlos Rocha venceu a prova de Master 40, tendo percorrido os 60 quilómetros em 12:31:33 horas, garantindo assim a conquista do título de Campeão Regional da ARCVR.
Para além do título, Carlos Rocha, que deixou o segundo classificado a cerca de 16 minutos, conseguiu mesmo o segundo melhor tempo à Geral, apenas batido pelo Elite Luís Moura.
A SAERTEX viu ainda Carlos Soares vencer a prova de Master 50. O ciclista do clube de Viana do Castelo fez ainda o segundo melhor tempo da Geral na Maratona Curta, com o tempo de 11:39:20h.
António Melo sagrou-se Campeão Regional de Master 60, gastando menos um minuto que o segundo classificado. O seu coela de equipa Hermenegildo Alves foi quarto classificado.
Manuel Pinto, que no último mês se sagrou Vice-Campeão da Europa de Maratonas e Campeão Nacional de Estrada, foi a Vila Real conquistar mais um título. O ciclista da SAERTEX sagrou-se Campeão de Master 65 e deixou nos lugares imediatos José Mendonça e Benjamim Silva, da União Ciclista VN Famalicão – CC Avidos.
A SAERTEX Portugal – Edaetech sagrou-se Campeão Regional da ARCVR por equipas de Masters, deixando na segunda posição a Erdal Guimarães Ciclismo.
Quanto às restantes categorias, de realçar a vitória de Cecília Araújo, da Erdal Guimarães Ciclismo, que assim se sagrou Campeão Regional de Master 30.
Em Master 45, Francisco Faria (Erdal) foi terceiro, enquanto Armando Taipa (SAERTEX) alcançou o quinto lugar e Vítor Ribeiro (Erdal) foi sexto.
Em Elites Adelino Silva (Erdal Guimarães) foi segundo na prova masculina, enquanto Marlene Silva (Discover Melgaço – UCMPB) venceu a prova feminina.
CARLOS ROCHA: “NÃO ERA UM OBJETIVO… MAS UMA VITÓRIA SABE SEMPRE BEM”
Carlos Rocha, da SAERTEX Portugal – Edaetech, considera que “foi uma Maratona muito positiva” e lembrou que “saímos de Montalegre com quatro títulos individuais e um coletivo”.
O responsável pelo clube de Viana do Castelo salientou que “já é habitual participar em algumas provas a Taça de Campeonato de Vila Real. Não fui à prova com o objetivo de conquistar o título, mas sim fazer um bom treino em ritmo competitivo tendo em vista os objetivos que ainda tenho para a época, nomeadamente, a Taça de Portugal que se realiza dia 10”.
Sobre o percurso referiu que “é uma zona com bastante dureza e o terreno estava pesado devido à chuva que caiu antes da partida. Fiz, por isso, uma prova controlada, inteligente e sem correr riscos”.
Afirmando que “o resultado foi agradável, com a vitória na categoria e o segundo geral”, Carlos Rocha salientou que “a SAERTEX sai de Montalegre com mais três títulos individuais e a vitória por equipas, para além dos resultados dos restantes atletas”.
Carlos Rocha considera que “o balanço é positivo porque uma vitória é sempre uma vitória”, e depois “é um gosto visitar locais pelo país e degustar da gastronomia local”.