CICLISMO

Hélder Gonçalves, Pedro Silva e José Dias em destaque na terceira etapa

Os barcelenses Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) e José Dias (Porminho Team Sub-23) estiveram hoje em destaque na terceira etapa da 28.ª Volta a Portugal do Futuro, que ligou Cortegaça, concelho de Ovar, ao Alto da Serra de S. Macário, em S. Pedro do Sul, ao longo de 122,9 quilómetros.

Hélder Gonçalves, que esteve integrado na última fuga do dia, fez terceiro lugar na etapa, cortando a meta 15s depois do vencedor, Gabriel Rojas (ESSAX).

Com este resultado, o barcelense ascendeu ao segundo lugar da Geral Individual, estando a 11s do espanhol que assumiu a Camisola Amarela.

Hélder Gonçalves é ainda quinto classificado na Geral por Pontos e na Geral da Montanha.

PEDRO SILVA ASSUME CAMISOLA VERDE

Pedro Silva foi hoje um homem de muito trabalho. O ciclista barcelense lutou muito e esteve integrado nas fugas da etapa, tendo pontuado nos Prémios de Montanha e somado 10 pontos na Classificação por Pontos da Etapa.

No final cortou a meta na quinta posição, a 1.13m do vencedor, mas assumiu a Geral por Pontos, envergando assim a Camisola Verde. Pedro Silva ocupa ainda a quarta posição da Geral Individual, a 47s do Camisola Amarela e é sexto na Geral da Montanha.

JOSÉ DIAS VENCE PRÉMIO DE MONTANHA EM SERVER DO VOUGA

José Dias, que este ano regressa ao pelotão nacional depois de uma experiência por Espanha, esteve em grande destaque na etapa de hoje. O ciclista de Barcelos, que fez a sua formação no CC Barcelos, venceu o Prémio de Montanha de terceira categoria em Sever do Vouga e foi terceiro em Arcozelo das Mais (3.ª cat).

José Dias fez ainda parte da primeira fuga do dia, que se iniciou por volta do km 46,5. O barcelense cortou a meta no 27.º lugar e ocupa a 26.ª posição da Geral Individual, sendo sétimo na Geral da Montanha.

Diogo Almeida, famalicense da Porminho, terminou no 34.º lugar, Roberto Cardoso (Fortunna-Maia) foi 41.º e Marco Marques (ACDC Trofa) fez 60.º lugar.

Sérgio Saleiro, que está no seu primeiro ano de Sub-23, terminou no 65.º lugar, o seu irmão Diogo Saleiro foi 66.º e Diogo Costa (Fortunna-Maia) terminou em 83.º.

A última etapa, marcada para este domingo, liga Gouveia a Castelo Branco, num percurso de 150,7 quilómetros.

JOSÉ DIAS: “FOI UMA ETAPA MUITO DURA… MAS POSITIVA”

“Foi uma etapa muito dura”, foi assim que José Dias, ciclista de Barcelos que alinha na Porminho Team Sub-23, começou por abordar a etapa de hoje, em que esteve na luta e integrou uma das fugas do dia.

O ciclista de Barcelos referiu que “tentei pontuar ao máximo para a montanha e depois foi recuperar ao máximo para a subida final. Ainda entrei nos 10 primeiros na subida final, mas depois quebrei bastante na subida. Desde que estive doente, tenho bastantes quebras a seguir às 3 horas”.

O balanço da etapa é positivo? “Sim, o resultado final não foi o desejado, mas fico contente por já conseguir ter boas sensações tendo em conta o estado que estava há duas semanas atrás. Agora é continuar a trabalhar”.

Quanto a expetativas para a última etapa, José Dias afirmou: “vou lutar pela montanha, porque ainda tenho hipótese de ganhar e chegar com os melhores. A chegada de amanhã não é muito seletiva, mas é importante chegar na frente”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS