NATAÇÃO

SC Braga, GDN Famalicão, Vitória SC e ED Viana em grande destaque nos Campeonatos Nacionais

SC Braga, GDN Famalicão, Vitória SC e ED Viana estiveram em grande destaque nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos e Longa Distância, que terminam hoje no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

O SC Braga sai de Coimbra com resultados extraordinários, conquistou 16 títulos de Campeão Nacional e um total de 23 medalhas, viu Tamila Holub alcançar os mínimos para o Campeonato do Mundo e da Europa e venceu coletivamente a Estatística de Medalhas Absolutos, Juvenis B e Longa Distância.

LUÍS CAMEIRA (SC BRAGA): “BALANÇO EXTREMAMENTE POSITIVO”

Luís Cameira, treinador do SC Braga, faz, por isso, um balanço extremamente positivo destes Campeonatos Nacionais…

“O balanço é extremamente positivo. Coletivamente conseguimos vencer três das cinco provas em disputa… o que não deve ter acontecido muitas vezes na história do clube”, começou por afirmar Luís Cameira, que adiantou que “conseguimos resultados muito bons, a todos os níveis, quer nos nadadores de maior referência, quer nos mais jovens (Juvenis B e A). Conquistamos títulos em Absolutos, Juvenis (A e B) e na incursão que fizemos pela Longa Distância conseguimos dois títulos, o que nos deu a vitória coletiva”.

“Saio muito feliz e muito satisfeito destes Campeonatos Nacionais”, afirmou Luís Cameira, que em termos de resultados destaca “os mínimos alcançados pela Tamila Holub para o Europeu e para o Mundial aos 1500m Livres. Depois, porque os Absolutos são os que têm mais relevo, tenho de salientar os títulos conquistados pela Tamila, pelo José Paulo Lopes e pelo Rafael Simões”.

Luís Cameira salientou ainda “os cinco títulos conquistados pela Maria Neves em Juvenis B, ela que venceu ainda a Melhor Performance na categoria”.

Mostrando-se “muito contente com o que fizemos estes dias”, o treinador do SC Braga afirmou que “agora é descansar, recuperar a equipa porque sexta-feira voltamos à estrada, desta vez para Lisboa, para participar no Campeonato Nacional de Clubes da 1.ª Divisão”.

O SC Braga participa nos Campeonatos Nacionais com as duas equipas, masculina e feminina, e Luís Cameira garante que “a equipa já está escolhida. As dúvidas foram desfeitas nestes campeonatos e foi até à última”, até porque “há vários nadadores muito equivalentes e as dúvidas foram desfeitas mesmo até às últimas provas”.

PEDRO FAIA (GDN FAMALICÃO) “ATLETAS ESTÃO DE PARABÉNS”

Pedro Faia, treinador do GDN Famalicão, faz um balanço muito positivo dos Campeonatos Nacionais. A equipa de Famalicão saiu de Coimbra com vários títulos e medalhas e com a certeza que “o somatório de todos os sucesso torna-nos mais fortes e ambiciosos para os próximos nacionais”.

Hoje, o GDN Famalicão voltou a estar em grande evidência, conquistou mais três títulos de Campeão Nacional – João Oliveira venceu a prova dos 200m Bruços em Juniores, Tomás Costa sagrou-se Campeão Nacional em Juvenil A e Mafalda Mesquita conquistou a prova dos 200m Costas em Juvenis – e quatro medalhas – Rodrigo Pereira é Vice-Campeão nacional aos 50m Mariposa, Tiago Costa foi segundo nos 200m Costas, Francisco Silva conquistou a medalha de bronze aos 200m Costas e Leonardo Fernandes foi terceiro aos 200m Bruços.

“Parabéns a todos os atletas famalicenses na certeza de que irão, já a partir de amanhã, desfruta destes sucessos, com mais empenho, compromisso e trabalho, na procura das próximas conquistas. Parabéns a toda a equipa.”

Pedro Faia referiu que “a equipa vai agora descansar e começar a preparar os Campeonatos Nacionais de Clubes, que se realizam na próxima semana” e adiantou: “que estes resultados tragam ainda mais confiança para encarar os próximos nacionais de Clubes”.

RAFAEL RIBAS (ED VIANA): “CORREU MUITO BEM”

Rafael Ribas, treinador da ED Viana, considera que “estes campeonatos correram muito bem”, salientando a prestação de Ana Rodrigues, que no sábado bateu por duas vezes o recorde nacional dos 50m Bruços e garantiu a presença no Campeonato da Europa, que se realiza em Roma, em agosto.

Sobre o dia de hoje referiu que “voltamos a ter presença no pódio, com a Maria Rita a ser terceira nos 50m Mariposa em Juvenis A e a Ana Rodrigues sa ser terceira em Absolutos, com uma nova marca regional”.

VITÓRIA SC CONQUISTA TÍTULOS, RECORDES E MÍNIMOS

O Vitória SC apresentou-se em Coimbra com uma comitiva de cinco nadadores e sai com dois títulos de Campeão Nacional e cinco medalhas em Absolutos. O grande destaque vai, sem dúvida, para João Nogueira Costa, que para além do título nos 100m Costas, bateu o recorde nacional da distância, 53.88s em Seniores e Absolutos, sendo o primeiro português a baixar dos 54 segundos.

João Nogueira Costa garantiu ainda os mínimos para o Campeonato do Mundo, que se realiza em junho em Budapeste, e para o Campeonato da Europa, que decorre em agosto na capital de Itália.

O nadador vimaranense venceu ainda a Tabela por Pontos em Seniores masculinos.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS