Gonçalo Tavares, da Bairrada, venceu o Prémio Ciclismo Cidade de Fafe, Prova de Abertura do Calendário de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã. André Ribeiro, do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, foi o melhor minhoto em prova.
Numa corrida muito atribulada, que ficou marcada por algumas quedas, pela chuva e pelo frio, o Bairrada cedo mostrou vontade de ganhar a corrida. António Morgado cedo assumiu a corrida, seguindo de perto pelo seu colega de equipa e por Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).
O trio chegou a ter mais de dois minutos para o pelotão. Na entrada para a Póvoa de Lanhoso, António Morgado desviou-se na rota, com o Gonçalo Tavares e Rafael Barbas a assumiram a corrida.
RAFAEL BARBAS NA LUTA
Os dois seguiram na frente durante alguns quilómetros, até serem ‘apanhados’ por António Morgado. Já perto de Arões Santa Cristina, Rafael Barbas perde o contacto com os atletas do Bairrada, que assim seguem lado a lado até à meta.
Gonçalo Tavares foi o vencedor, repetindo a vitória conquistada no ano passado, António Morgado foi seguindo e Tiago Santos (Alcobaça CC) fez terceiro lugar.
ANDRÉ RIBEIRO E RÚBEN RODRIGUES NO TOP10
O melhor ciclista minhoto foi André Ribeiro, que cortou a meta na oitava posição. O Campeão Nacional Rúben Rodrigues, vimaranense do Bairrada, fez nono lugar.
No top 20 ficaram ainda João Cunha, Luís Lemos, Kawãh David e Pedro Pinto, todos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact; Gonçalo Amaral, da União Ciclismo da Trofa, e Leonardo Neves (CC Barcelos).
GONÇALO TAVARES: “ESTOU MUITO CONTENTE COM ESTA VITÓRIA”
Gonçalo Tavares, do Bairrada, repetiu hoje a vitória conquistada o ano passado, naquele que era o seu primeiro ano de Juniores.
O ciclista do Bairrada começou por referir que “a corrida correu muito bem” e adiantou “estou muito contente com esta vitória. Viemos aqui para isto, a ideia era a equipa ganhar. Hoje ganhei eu, para a próxima será outro colega”.
Sobre o facto de vencer pelo segundo ano consecutivo em Fafe, Gonçalo Tavares afirmou que “Parece que se está a tornar uma rotina, para mim é muito bom. Fafe traz-me boas recordações”.
PAULA RAMOS NOGUEIRA (CM FAFE): “É UMA HONRA ACOLHER O ‘PONTAPÉ DE SAÍDA’ E TER UMA TAÇA CIDADE DE FAFE”
“Eu costumo dizer que há duas modalidades rainhas em Fafe e o Ciclismo é uma delas. É histórico e da tradição, os fafenses são aficionados do Ciclismo, não apenas como espetadores, mas também como praticantes”, começou por afirmar Paula Ramos Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe.
A autarca salientou que “como espetadores são daqueles adeptos que são capazes de sobreviver à intempérie, como sucede nesta corrida, e estão na rua, na estrada a apoiar e a puxar pelos atletas”.
Paula Ramos Nogueira referiu que “é uma grande honra acolher o ‘pontapé de saída’ do Ciclismo, neste caso, do escalão Júnior e ter uma Taça Cidade de Fafe. Isto é muito importante para nós e era impossível passar ao lado deste novo ano ciclo de provas”.
Fotos: Marcelo Lopes