
“Sem grandes promessas, vamos dar tudo em campo para dignificar Famalicão e as suas gentes, tudo o que vier será positivo”, foi desta forma que Miguel Pereira, treinador do FamaBasket, abordou a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca já na sexta-feira, no Pavilhão de Lamaçães.
Para o FamaBasket o grande objetivo já foi atingido: chegar à Fase Final…”Os objetivos traçados no início da época passavam por atingir a Final Four e com isso uma competição ‘Nacional’. Ora esses objetivos estão atingidos”, disse Miguel Pereira, para quem esta Fase Final “será a mais desequilibrada dos últimos anos. O SC Braga é uma equipa com pelo menos nove atletas com presença nas Seleções Nacionais e/ou Distritais, o Vitória SC a época passada ‘limpou’ o feminino entre Sub-14/Sub16 e Sub-18. São duas equipas fortíssimas que reuniram nas suas equipas as melhores atletas do distrito deste escalão”.
“Depois temos o Vizela, uma equipa que fez uma fase regular muito interessante, com atletas novas, mas bastante lutadoras. Neste caso concreto uma palavra de apreço para o Ricardo e o excelente trabalho que fez com esta equipa, tornando-a competitiva”, referiu Miguel Pereira, que adiantou: “depois surgimos nós… que com uma mistura de atletas de Braga e Famalicão temos tentado levar o projeto do ‘Fama’ a bom porto. Tem sido um ano complicado com muitas lesões: uma das nossas capitães, Mafalda Guimarães, ainda não está apta, a Beatriz Pereira só agora começou a jogar e a Maria Brito está em dúvida”.
Apesar de todas as dificuldades e obstáculos que têm surgido, Miguel Pereira refere que “as Fases Finais são sempre encaradas com satisfação, são aqueles momentos onde todos queremos estar e no nosso caso, como equipa com poucos anos, este acumular de Fases Finais é extremamente importante para o projeto e para ganharmos visibilidade”.
Afirmando que “as atletas estão motivadas e cheias de vontade de jogar”, Miguel Pereira referiu que “a preparação não tem sido fácil com as férias das atletas e as contingências da utilização do nosso pavilhão devido às festividades, temos tido poucas oportunidades para treinar. Esta Final Four devia ser no fim de semana seguinte, mas quanto a isso nada podemos fazer…”.
