CANOAGEM

Ricardo Coelho e o sonho de disputar o Mundial de Maratonas em Ponte Lima

Marcar presença no Campeonato do Mundo de Maratonas, que se realiza em Ponte de Lima, em finais de setembro, é o grande objetivo desportivo de Ricardo Coelho, canoísta do CN Ponte de Lima e da Seleção Nacional de Maratonas, para o ano 2022.

Ricardo Coelho, Vice-Campeão da Europa em C2, encara 2022 como um ano decisivo e importante para o seu futuro, em que, mais do que nunca, terá de saber conciliar estudos/profissão e canoagem….

“Neste momento, a minha prioridade não é a canoagem… estou a poucos meses de terminar a tese e tudo o que se vai passar daí para a frente é uma grande incógnita”, mas “estou a viver um cada dia de cada vez e tentar fazer o melhor que consigo dentro das condições que tenho”, que está a tirar o Mestrado em Engenharia Eletrónica, na Universidade do Minho.

“PREPARAÇÃO TEM CORRIDO BEM”

Apesar de todos os condicionalismos, Ricardo Coelho já se encontra a preparar a nova temporada e garante que “a preparação tem corrido bem, mas como passo as semanas em Guimarães não faço muito rio. Continuo a treinar todos os dias, duas vezes por dia, mas só corrida e ginásio”.

É cada vez mais complicado conciliar estudos e canoagem? “Sim, sem dúvida. Até porque fico cerca de oito horas no laboratório e depois tenho os treinos. É o mesmo que ter dois trabalhos onde um não é remunerado, só é feito pelo amor à modalidade”.

Quanto a objetivos desportivos, Ricardo Coelho salientou que “não estou muito focado nos objetivos desportivos neste momento”, mas “se tivesse de escolher um objetivo desportivo, sem dúvida, que é competir no Mundial, que se vai realizar em Ponte de Lima”.

Afirmando que “ainda não estou a pensar em grandes resultados”, Ricardo Coelho garante que “quero manter-me em forma e competitivo para conquistar o apuramento. Se conseguir fazer mais do que “só” manter-me em forma e se conseguir competir internacionalmente, aí sim começo a pensar em objetivos maiores”.

VICE-CAMPEÃO DA EUROPA

Em 2021, Ricardo Coelho marcou presença no Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo de Maratonas e conquistou resultados de relevo…

O canoísta de Ponde de Lima sagrou-se Vice-Campeão da Europa em C2 masculinos com Rui Lacerda e foi quarto no Mundial… “Os resultados conquistados o ano passado motivam-me a trabalhar. Fizeram-me acreditar que sou capaz de conquistar grandes resultados e que, com tempo e trabalho, posso realizar alguns sonhos’.

“Mas, neste momento, não estou a pensar muito nisso, a minha motivação vem de fazer o que gosto, o que me deixa feliz e aproveitar ao máximo esta jornada”, acrescentou o canoísta de Ponte de Lima, que garante que se sente feliz a praticar canoagem e desporto no geral.

“CONTENTE COM OS RESULTADOS ALCANÇADOS, MAS NUNCA SATISFEITO…”

“A canoagem é de longe o meu desporto favorito e espero conseguir continuar a remar por muitos anos, mas o desporto em geral deixa-me feliz, eu gosto de sentir de estou melhor a cada dia, que me consigo superar”.

Que balanço fazes da época passada? “Foi uma época desportiva mesmo muito boa, a melhor da minha vida. Repleta de desafios e conquistas. Estou muito contente com todos os resultados alcançados, mas nunca satisfeito, é sempre possível chegar mais longe”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS