“Foi com enorme orgulho e satisfação que vimos o Gustavo ser chamado aos trabalhos da Seleção Nacional de Sub-15. A equipa ficou bastante feliz e os treinadores muito orgulhosos”, foi assim que Ricardo Santos, treinador da equipa de Sub-16 masculinos do SC Braga, começou por comentar a chamada de mais um atleta da equipa aos trabalhos da Seleção Nacional.
Gustavo Filie foi convocado para participar no estágio de observação da Seleção Nacional de Sub-15 masculinos de Basquetebol, que vai decorrer entre os dias 26 e 30, em Vila Franca de Xira e que incluiu a participação no Torneio de Natal da Associação de Basquetebol de Lisboa.
Esta é a primeira vez que Gustavo Filie é chamado aos trabalhos da Seleção Nacional, mas Ricardo Santos acredita que ele pode impor-se na equipa…
“O GUSTAVO TEM TUDO PARA SINGRAR ONDE ELE QUISER”
“O Gustavo tem tudo para singrar onde ele quiser. Vai ser uma experiência nova para ele, vai estar longe dos amigos, família e cidade, mas sei que para o Gustavo vai ser só Basquetebol e isso pode fazer que consiga mostrar do que é capaz. Qualquer contacto com a Seleção Nacional é sempre importante. O trabalho duro para o Gustavo só começou agora, entrar numa Seleção é muito difícil, mas ainda é mais difícil lá ficar”, disse o treinador do SC Braga.
Ricardo Santos considera o seu ‘pupilo’ um lutador, que “está sempre pronto a aprender. Corresponde muito bem quando colocado em situações onde a equipa depende dele e sabe lidar com a frustração. É um jogador atlético e com uma visão do jogo já alargada para o ‘normal’ da idade dele. Ainda tem muito para aprender, mas ele sabe disso, então está sempre pronto a ouvir, corrigir e a sorrir! O Gustavo faz a diferença fora e dentro do campo. Dentro do campo está sempre a lutar, e fora do campo com a sua boa disposição”.
“PARA O SC BRAGA É SEMPRE ÓTIMO TER JOGADORES A NÍVEL NACIONAL”
O que pode ganhar o Gustavo, e o SC Braga, com a participação neste estágio? “O Gustavo ganha mais experiência, mais conhecimentos e mais treinos. Consegue ter a perceção de que ainda precisa de crescer mais e que existe um mundo grande por aí fora e ao mesmo tempo aprender com os jogadores que lá vai encontrar”, disse Ricardo Santos, que adiantou que “para o SC Braga é sempre ótimo ter jogadores a nível nacional, significa que estamos no bom caminho e que o trabalho que estamos a fazer é visto. Estamos aqui pelos atletas e pelo sucesso deles”.
O SC Braga tem, neste momento, dois atletas convocados para os trabalhos da Seleção Nacional (João Almeida vai ao estágio da Seleção de Sub-16). Isso motiva ainda mais a equipa a trabalhar? “A motivação é sempre um assunto complicado, os atletas estão a trabalhar muito, estão a esforçar-se muito para estarmos a um nível alto, eles estão muito motivados”, mas “é um trabalho contínuo da equipa técnica para dar sempre treinos novos, diferentes, exigentes e que os atletas sintam que ir a um treino é um privilégio e não uma obrigação”.
“A chamada de atletas a uma Seleção Nacional é ótima e demonstra que estamos a trabalhar bem e com muito espírito gverreiro, mas a motivação deles também tem de ser trabalhada”, referiu Ricardo Santos.
De referir que a equipa de Sub-16 masculinos do SC Braga está a preparar a Final Four do Campeonato Distrital da AB Braga. A formação de Ricardo Santos apurou-se só com vitórias.