O SC Braga parte ambicioso para os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de Piscina Curta, que se realizam em Leiria entre sexta-feira e domingo.
A equipa bracarense apresenta-se em Leiria com uma comitiva de 12 nadadores e a ambição de, numa primeira fase, assegurar a presença nas finais e aí lutar pelos pódios…
“Os objetivos passam por garantir o maior número de finais possível nas eliminatórias para à tarde lutarmos pelas medalhas” disse Luís Cameira, treinador do SC Braga.
Luís Cameira conta no grupo com um trio poderoso: José Paulo Lopes, que esteve em destaque no Meeting Internacional do Algarve, Tamila Holub e Rafael Simões.
“São três ‘pontas de lança’ que temos para tentar chegar aos pódios nestes Campeonatos Nacional e que nos dão muita confiança”.
De resto, os três atletas estiveram envolvidos em competições de alto nível recentemente… “O Meeting do Algarve, a participação no Rafael nos Campeonatos de Clubes de França, mesmo os Campeonatos Regionais e o Torneio de Abertura serviram de preparação para chegarmos a estes nacionais na melhor forma possível. Foram autênticos treinos competitivos”.
Luís Cameira lembra que “estes nacionais têm algumas nuances… por exemplo, o José Paulo Lopes está a apontar o seu ponto algo para o Campeonato do Mundo que se realiza em dezembro. A Tamila está mais atrasada na preparação depois de ter-se debatido com alguns problemas. Seja como for são sempre nadadores a ter em atenção”.
Esta será mais uma prova de avaliação para os nadadores? “Sem dúvida. O José Paulo esteve muito bem no Meeting do Algarve. Ainda não estará a 100 por cento porque o que se pretende é que esteja no seu melhor em dezembro. Estes nacionais servirão de avaliação ao trabalho que tem feito”.
Quanto aos Juniores: “aqui as aspirações passam por chegar às finais e aí tentar fazer o melhor possível. É uma equipa muito homogénea, com muito valor e o nosso objetivo passa por chegar às finais”.
Afirmando que “nós apontamos sempre o Campeonato Nacional para estarmos no nosso melhor. Este ano surgiram mais cedo – costumam ser em dezembro -, mas a preparação tem corrido bem e estamos melhores que há 15 dias quando se realizaram os Campeonatos Regionais”.
JUVENIS DISPUTAM CAMPEONATO REGIONAL
Se os Juniores e Seniores participam no Campeonato Nacional, os Juvenis entram em ação na sexta-feira para disputarem o Campeonato Regional, que se realiza até domingo em Barcelos.
“Temos uma equipa muito boa em Juvenis e o grande objetivo é que os atletas que ainda não têm mininos para os Zonais os consigam. É a última tentativa e temos atletas que estão muito perto, a um ou dois segundos”, disse Luís Cameira, que salientou que “nesta fase o mais complicado é gerir a questão da pandemia, que está a atrapalhar a preparação dos jovens”.
Em ação vão estar também os Infantis, mas para um prova extra-competição.