João Matias, ciclista de Barcelos que alinha no Louletano-Loulé Concelho, vai representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Pista, que se realiza em Roubaix, França, entre quarta-feira e domingo.
Para além de João Matias fazem parte da Seleção Nacional o vianense Iúri Leitão, também ele medalhado no Europeu, Rui Oliveira e Maria Martins.
O ciclista barcelense, que já se encontra em terras francesas juntamente com a Seleção Nacional, vai competir na prova de Perseguição Individual na sexta-feira, e faz dupla com Rui Oliveira em Madison no domingo.
Iúri Leitão compete na sexta-feira na Perseguição Individual e no sábado em Omnium.
Para João Matias esta é a primeira prova depois da conquista da medalha de prata no Europeu… mas está longe de ser uma nova aventura… “Está longe de ser uma nova aventura porque já faço provas internacionais de Pista desde 2012, mas a situação de ser medalhado é uma situação nova claro”, disse o ciclista de Barcelos, que acrescentou “mas foi algo para o qual eu trabalhei muito para lá chegar!”.
João Matias considera que “o trabalho tem sido sempre muito e sinto mais que nunca que estou no caminho certo”.
“DEPOIS DA MEDALHA NO EUROPEU OS PÉS TÊM DE ESTAR BEM ASSENTES NO CHÃO”
“Depois da medalha no Europeu os pés têm de estar bem assentes no chão! Eu e a equipa portuguesa de Pista sabemos que as coisas têm corrido muito bem e nada do que atingimos foi obra do acaso, mas sabemos que estamos longe de ser uma potência mundial do Ciclismo de Pista e com o orçamento e condições que temos, penso que não nos podem ser exigidos pódios e títulos!”, referiu João Matias, que acrescentou: “se somos capazes de lá estar? Penso que sim, mas não faço esse o principal objetivo! O objetivo continua a ser estar com os da frente, aproveitar as oportunidades que nos são dadas e dar o nosso melhor. Acredito que eu e os meus colegas podemos atingir resultados de relevo e vamos continuar a lutar para deixar a marca Portugal pelo mundo!”.
Sobre as provas em que vai participar, João Matias afirmou: “vou correr a Perseguição Individual na sexta-feira onde o meu principal objetivo é melhorar o meu recorde pessoal que fiz recentemente no Campeonato da Europa. No domingo corro Madison com o Rui Oliveira. É uma prova em que queremos tentar estar perto das melhores seleções e tentar fazer o melhor resultado possível! Tentar aproveitar as oportunidades para pontuar o máximo e evitar erros!”.