O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi o grande vencedor do 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã que se realizou na tarde de domingo.
O tradicional Prémio de Ciclismo destinado às categorias de Escolas contou com a presença de mais de meia centena de atletas que encheram de animação a Zona Industrial da Várzea, em Barcelos.
O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor sai da última prova da época como o grande vencedor, ao totalizar 19 pontos. Também de Barcelos, a Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact foi segunda classificada e a vianense Tensai/Sambiental/Santa Marta subiu ao terceiro lugar do pódio.
CARLOS LEITE: “FECHAR COM CHAVE DE OURO”
“Foi o fechar com ‘chave de ouro’”, foi assim que Carlos Leite, treinador da categoria de Escolas do CC Barcelos começou por abordar a vitória no Prémio de Ciclismo organizado pelo clube.
Esta foi a terceira prova numa semana em que o CC Barcelos participou e sempre com bons resultados: foi segundo classificado no Encontro Nacional de Escolas (dois e três de outubro), terceira no Encontro de Cantanhede (cinco) e domingo venceu em Barcelos…
“Foi o culminar de uma época, que apesar de todas as dificuldades devido a tudo o que passamos, ao treinar com todas as restrições, conseguimos trabalhar e mostrar trabalho”, disse Carlos Leite, que salientou que “temos um grupo homogéneo, não temos muitos atletas, mas temos miúdos em todos os escalões e preparados. Aliás o nosso trabalho é tirar o máximo deles para que eles rendam, continuem motivados no ciclismo e só assim conseguimos chegar a estes resultados”.
Para Carlos Leite os bons resultados servem também para motivar os jovens a ingressar no Ciclismo… “estamos num desporto um bocadinho difícil para conseguir atletas. É um desporto exigente, mas há miúdos que gostam e tentamos captá-los para reforçar a nossa equipa e trabalhar com eles o melhor possível para que os resultados apareçam”.
SIMÃO PEDROSA (TENSAI) VENCE EM INFANTIS
Em termos individuais o destaque vai para a vitória, ao sprint, de Simão Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta.
O ciclista vianense superiorizou-se a um grupo de sete atletas e assegurou o primeiro lugar do pódio, deixando Carlos Leal e Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) nos lugares imediatos. Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact, fez quarto lugar, enquanto Francisco Cardoso e Rodrigo Assunção, do CC Barcelos, cortaram a meta no sexto e sétimo lugar, respetivamente. No top10 ficaram ainda José Gomes, Dinis Carreiras e Rui Lopes (Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact).
Em femininos Adelaide Palmeira (CC Barcelos) subiu ao terceiro lugar do pódio, ficando atrás da vencedora Mariana Maia, que corre como individual, e Beatriz Ferreira (UC Trofa).
TOMÁS OLIVEIRA (TENSAI) TERCEIRO EM JUVENIS
Em Juvenis o destaque vai para Tomás Oliveira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, que cortou a meta isolado no terceiro lugar. O ciclista vianense foi um dos apurados na primeira Série de Juvenis e na final gastou 19:06 minutos para percorrer o trajeto, gastando mais 18s que o vencedor, Gonçalo Costa (Póvoa de Varzim/CDC Navais), ciclista que venceu isolado a corrida. Na segunda posição ficou Francisco Martinho (Vilanovense/Coreva/Duorep), que liderou a maior parte da corrida.
Paulo Bogo (CC Barcelos) terminou na sétima posição, enquanto Gonçalo Rodrigues (Landeiro KMT) foi 11.º.
Em Femininos, Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) foi a vencedora. Mara Ribeiro (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda.
QUATRO MINHOTOS NO TOP10 EM INICIADOS
Duarte Marques e Rodrigo Lopes, do CC Barcelos, foram os melhores ciclistas minhotos em prova, Duarte terminou na quinta posição e Rodrigo Lopes fez sexto lugar.
Numa prova ganha por Gabriel Santos (União Ciclismo da Trofa), Duarte Ribeiro e Rodrigo Brandão (Academia de Ciclismo de Paredes) ficaram em segundo e terceiro lugar respetivamente, enquanto Samuel Gomes e Rafael Monteiro, da Landeiro KTM, fecharam o top10 e Tomás Rodrigues fez 12.º lugar.
Em femininos, Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Clube) foi a melhor, enquanto Rosa Maia (individual) foi segunda.
DUARTE PEDROSA QUINTO EM PUPILOS/BENJAMINS
Duarte Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, esteve em evidência na prova de Pupilos/Benjamins. O ciclista de Viana do Castelo fez quinto lugar e teve direito a receber um troféu.
Guilherme Assunção, do CC Barcelos, foi nono e Miguel Martins e Théo Monteiro (Landeiro) foram 10 e 1.º classificados, enquanto Luís Coelho terminou em 13.º.
A prova foi ganha Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube), deixando na segunda posição Afonso Nogueira (AC Paredes) e Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.