CANOAGEM

CN Fão Campeão das Primeiras Pagaiadas

O Clube Náutico de Fão foi o grande vencedor da Final Nacional das Primeiras Pagaiadas, que se realizou no fim de semana em Gemeses e contou com cerca de meio milhar de canoístas em representação de 38 clubes nacionais.

O CN Fão venceu coletivamente e revalidou o título alcançado em 2020. O pódio ficou completo com o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, que fez segundo lugar, enquanto o Clube Náutico de Ponte de Lima foi terceiro.

António Páscoa, do CN Fão, mostrou-se satisfeito “com mais esta vitória”, resultado “do trabalho que temos feito no clube” e referiu que “somos o melhor centro de excelência desportiva e escolar de Portugal, com provas dadas no desporto e no ensino, com inúmeros atletas nos quadros de excelência”.

ANTÓNIO PÁSCOA: “O NOSSO PROJETO AINDA NÃO ESTÁ CONCLUIDO”

Apesar das conquistas, mesmo em tempo de pandemia, aquele responsável lembrou que “o nosso projeto ainda não está concluído. Temos um centro de excelência desportiva e escolar, o melhor do país, com apoio ao estudo, transporte da escola para o centro e vice-versa, alimentação saudável e com as vertentes desportivas da Canoagem, Natação, Ginásio e Atletismo. Terminamos a época com 179 atletas inscritos! Este número é inacreditável e um peso enorme para a nossa equipa técnica, que não tem um treinador a tempo inteiro”.

“Ainda temos projetos em curso, orientados para a formação das próximas gerações, complementares e integrados no atual. Temos a confirmação do apoio por parte de patrocinadores e aguardamos para conhecer os interlocutores políticos dos próximos anos, para ver com quem contamos”, disse António Páscoa.

Depois de um ano em grande, o CN Fão sofre agora uma pequena paragem… “Os atletas estão parados agora, por indicação coordenada da médica e da nutricionista do clube – é uma paragem para usar as energias para crescer”, referiu aquele dirigente, que adiantou: “recomeçam os treinos no final do mês, quando chegarem as, esperamos, as novas embarcações e pagaias. No ano passado compramos 25 embarcações e 30 pagaias de competição, ambos em carbono. Este ano já compramos 15 embarcações e 15 pagaias, tendo encomendado mais 10 embarcações, desta vez topos de gama do melhor fabricante mundial, assim como mais 20 pagaias em carbono”.

O reforço de material não se fica por aqui: “também compramos 50 coletes de flutuação adicionais! O material nunca chega e é todo ele muito dispendioso. Agradecemos aos nossos patrocinadores, caso contrário não seria possível. O valor das quotas é apenas utilizado para pagar as contas correntes do clube, água, gás e os professores escolares. Os treinadores, dirigentes e famílias trabalham gratuitamente e os patrocinadores permitem desde a compra dos equipamentos, ao transporte dos atletas às competições, estadias e refeições dos mesmos”.

Afirmando que “é um privilégio fazer parte deste ecossistema de sucesso desportivo e escolar”, António Páscoa referiu que “o clube continua a crescer”.

VENCEDORES DAS PRIMEIRAS PAGAIADAS 2021

Clube: Clube Náutico de Fão

K1 Menores Femininos 1.º Ano: Margarida Azevedo (GCDRGemeses)

K1 Menores Masculinos: Guilherme Páscoa (Clube Náutico de Fão)

K1 Menores Femininos: Maria Oliveira Lopes (GCDRGemeses)

K1 Iniciados Masculinos: Tomás Miranda Gomes (GCDRGemeses)

K1 Iniciados Femininos: Rafaela Lopes (GCDR Gemeses)

K1 Cadetes Femininos: Lara Araújo (Clube Fluvial de Merelim)

C1 Infantis Masculinos: Pedro Senra Oliveira (GCDRGemeses)

C1 Infantis Femininos: Joana Guerra Martins (Clube Náutico de Prado)

C1 Cadetes Masculinos: Miguel Queiroz da Costa (Darque Kayak Clube)

K2 Menores Femininos: Alice Duque/Bárbara Dias Silva (Clube Náutico de Fão)

K2 Iniciados Masculinos: Dinis Miranda Azevedo/Tomás Miranda Gomes (GCDRGemeses)

K2 Iniciados Femininos: Maria Azevedo Sousa/Rafaela Lopes (GCDRGemeses)

K2 Cadetes Femininos: Ana Martins Mendes/Eva Mendes (CN Prado)

C2 Infantis Masculinos: Pedro Senra Oliveira/Gonçalo Miranda (GCDRGemeses)

C2 Infantis Femininos: Magda Azevedo/Inês Vasco Fernandes (GCDRGemeses)

C2 Cadetes Masculinos: Tomás Marques/Miguel Queiroz da Costa (DKC Viana)

C2 Cadetes Femininos: Nuna Queirós/Ayana Miura (CN Prado)

K4 Menores Masculinos: Santiago Campos/Dinis Pereira/Ricardo Sora/Cristiano Boas (CN Ponte de Lima)

K4 Menores Femininos: Margarida Azevedo/Maria Oliveira Lopes/Matilde Azevedo/Ema Azevedo (Gemeses)

K4 Iniciados Masculinos: Dinis Miranda Azevedo/Martim Miranda/Tomás Miranda Gomes/Rodrigo Mimoso (Gemeses)

K4 Iniciados Femininos: Maria Azevedo Sousa/Rafaela Lopes/Leonor Vale/Joana Gil (GCDRGemeses)

K4 Cadetes Femininos: Ana Martins Mendes/Bruna Borges/Mariana Cardoso Correia/Eva Mendes (CN Prado)

C4 Cadetes Masculinos: Gabriel Cardoso de Araújo/Alexandre Curto Moreira/Guilherme Macedo/Duarte Alves Faria (Clube Náutico de Fão)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS