Tomás Sousa, do CN Ponte Lima, regressou da melhor forma à competição e venceu a Seletiva Nacional de Maratonas, que decorre em Ponte de Lima, na categoria de Sub-23.
O canoísta limiano percorreu os 22, 6 quilómetros, com a marca de 2:06:14 horas, deixando o segundo classificado a mais de três minutos.
Tomás Sousa considera que “foi uma prova bastante positiva” e lembrou que “este foi o meu recomeço depois de ter parado por consequência de uma lesão”.
Com a vitória em Sub-23, o canoísta de Ponte de Lima deu um passo importante para regressar à Seleção Nacional… “O principal objetivo desta prova era ingressar na Seleção de Maratona, que no final do mês vai competir no Campeonato do Mundo. Espero ter carimbado o passaporte para a Seleção Nacional”.
De referir que Tomás Sousa esteve presente no Mundial do ano passado, tendo alcançado o sexto lugar em C1 Júnior, naquela que foi a sua primeira experiência num Campeonato do Mundo. No Europeu de 2021, Tomás Sousa subiu ao terceiro lugar do pódio.
Quanto ao futuro próximo, O canoísta limiano referiu que “vou continuar a trabalhar para fazer a melhor prestação possível no Mundial”.
Hoje Ponte de Lima recebe as provas de embarcações desta Seletiva Nacional, mas Tomás Sousa não vai estar presente… “Optei por competir apenas na C1 para focar ao máximo num bom resultado”.