“Foi uma época positiva” foi assim que João Salgado, ciclista de Guimarães que alinha na Kelly/Simoldes/UDO, começou por abordar a época que agora termina.
O ciclista de Guimarães, que domingo deu umas pedaladas no 4.º BTT XCO Tesouros do Ave – “para matar saudades e passar tempo com os amigos” – já se encontra de ‘férias’ no Ciclismo depois de uma época exigente e feita, sobretudo, em prol da equipa…
“Consegui dar um contributo importante à equipa, apesar de não ter conseguido estar ao nível que desejava”, disse João Salgado.
“HOUVE UM CONJUNTO DE PROVAS QUE ME AGRADOU”
Qual foi a prova que mais gostaste de fazer? “Houve um conjunto de provas que me agradou e em que fiquei satisfeito com a minha prestação”, referiu o ciclista vimaranense, que adiantou que “a Clássica das Aldeias do Xisto é uma prova que gosto bastante e que me agradou muito este ano. Acho que consegui ter um desempenho bastante positivo que me trouxe alguma confiança, apesar do resultado final ter sido modesto”.
“Depois os Campeonatos Nacionais e a Volta a Portugal do Futuro foram corridas só com Sub-23 em que partimos para ganhar e nas quais eu consegui ter um papel importante e um bom rendimento no auxílio aos meus colegas de equipa, que conseguiram resultados positivos no final”, referiu.
João Salgado salientou ainda que “depois vieram a Volta ao Alentejo e, principalmente, a Volta ao Algarve, que era uma corrida que ainda não tinha tido oportunidade de correr e queria muito poder viver essa experiência… Infelizmente devido a alguns problemas não a consegui aproveitar da maneira que gostava, mas foi, sem dúvida, uma experiência muito importante”.
SONHO DA VOLTA A PORTUGAL ADIADO
Faltou a Volta a Portugal? “A Volta a Portugal é especial para qualquer um de nós, principalmente, para quem nunca a correu e quer muito marcar presença. Depois do que se passou no ano passado, este ano era algo que eu queria muito”, mas “infelizmente não consegui estar a um nível que me permitisse fazer parte dos sete escolhidos para estar na linha de partida da Volta a Portugal”.
Foi esse o lado menos positivo da época? “Não sei se esse será o nome mais indicado… mas foi o objetivo, o desejo que ficou por cumprir”.
Com a época terminada é altura de preparar o futuro. João Salgado salientou que “o futuro ainda é um pouco incerto”, mas referiu que “ficará resolvido em breve”.