Daniel Dias, então a defender as cores Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, sagrava-se há dois anos Vice-Campeão de Contrarrelógio em Juniores, num evento que se realizou em Paredes.
“Foi um dia difícil, bastante quente… Ia com o objetivo de ser Campeão Nacional. Parti bastante forte, visto ser um crono demasiado curto para o normal e para o qual tinha treinado”, lembra Daniel Dias, que adiantou que “a meio do percurso tive uma pequena quebra que me fez perder alguns segundos que foram cruciais para a discussão do título”.
“No final foi mais um título de Vice-Campeão Nacional para a minha ‘carreira’, que trouxe boas perspetivas para o futuro nessa vertente do Contrarrelógio”, disse Daniel Dias.
Fábio Fernandes, EFAPEL-Escola de Ovar, foi o Campeão Nacional em 2019, tendo realizado um Contrarrelógio irrepreensível e conseguido retirar 10s ao tempo realizado pelo ciclista da Seissa, que gastou 17m39s para percorrer os 12,7 quilómetros do percurso.
SUBIDA A SUB-23 COM RESULTADOS POSITIVOS
O ciclista da zona de Gaia a representar a equipa barcelense da ACR Roriz subiu, entretanto, a Sub-23. Ingressou na Sicasal e acabou por conquistar resultados interessantes na vertente de CR.
“Ao nível do Contrarrelógio a maior diferença que eu notei foi nos andamentos, visto que em Juniores tínhamos os andamentos controlados 52-14 e agora sou livre de utilizar os andamentos que pretendo”, referiu Daniel Dias, que salienta que “desde Júnior que trabalhei também a posição na bike de crono, treinei mais horas e fiz um trabalho mais específico. O que levou a que conseguisse bons resultados logo no meu primeiro ano Sub-23”.
Daniel Dias aventurou-se este ano a correr no estrangeiro, ao serviço do Mónaco, mas as lesões impediram-no de fazer uma época positiva…
“Este ano o balanço é negativo, longe do que estava à espera … Passei momentos bastante difíceis, mas tive as pessoas certas ao meu lado para me ajudarem a reerguer”, disse Daniel Dias, que está de regresso a Portugal e representa agora o Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol.
“TENHO TRABALHADO PARA VOLTAR AO MEU NÍVEL”
“Desde que voltei a Portugal tenho trabalhado para voltar ao meu nível, tem sido complicado por ter parado, mais uma vez, tanto tempo, mas aos poucos tenho-me vindo a encontrar de novo e a encontrar as melhores sensações. Não estou ainda ao meu melhor nível, mas, por exemplo, na última competição, o Grande prémio Ribeiro da Silva, consegui integrar o pódio e estar na discussão da corrida, com boas sensações…”.
Para Daniel Dias “estes resultados acabam por trazer alguma motivação depois de um ano tão mau”.
A época ainda não terminou e o ex-Vice-Campeão Nacional de Contrarrelógio em Juniores garante que “vou tentar demonstrar o meu valor no que resta da época. Vou tentar fazer boas prestações no Grande Prémio Jornal de Notícias, que é uma das provas mais importantes da temporada, seja em fugas, em camisolas secundárias etc…”.
“Acima de tudo continuar a desfrutar do ciclismo, que foi algo que perdi na primeira fase da época…”.