NATAÇÃO

Luís Cameira: “o objetivo é tentar melhorar os recordes pessoais”

“O objetivo é tentar melhorar os recordes pessoais e esperar para ver o que isso vai dar”, esta é a meta traçada por Luís Cameira para a dupla de nadadores do SC Braga que participa já a partir de sábado nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

José Paulo Lopes, o primeiro a entrar em ação, e Tamila Holub, única nadadora lusa com dois mínimos A, são os nadadores do SC Braga que podem fazer ainda mais história nestes Jogos Olímpicos…

Luís Cameira, treinador do SC Braga que acompanha os dois nadadores, considera que “o grande objetivo de ambos passa por melhorar os seus recordes pessoais. Se conseguirem melhorar isso será ótimo e dá-nos uma perspetiva de alcançarem um bom resultado”.

ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO EM NAGASAKI

A comitiva lusa já está no Japão há algum tempo, tendo feito um estágio de oito dias em Nagasaki, que serviu “essencialmente, de adaptação às condições, ao fuso horário, à humidade que é relativamente altíssima, às temperaturas altas”,

No início da semana a equipa nacional seguiu para a aldeia olímpica: “e então já trabalhos na piscina olímpica e os trabalhos foram outros”.

Para já “as coisas têm corrido bem. Tivemos um período muito alto de competição. Desde o Europeu, que teve um nível alto, tivemos semanas e semanas de bastante trabalho, com estágios em atitude muito proveitosos. Agora é ver o que conseguem fazer nesta competição”.

A ESTREIA DE JOSÉ PAULO LOPES

O José Paulo Lopes, que é o primeiro nadador a entrar em ação, estreia-se nos Jogos Olímpicos, mas Luís Cameira considera que “ele adapta-se bem às situações. Ele tem feito boas provas nas estreias muito bem, nunca acusa a pressão. Apesar de ficar sempre ansioso, quando entra para a água passa tudo e não tem acusado o nervosismo. Viu-se isso no Europeu, que foi o seu primeiro Europeu como Sénior, e viu-se o que ele conseguiu fazer”.

Tamila Holub já vai para os seus segundos jogos e entra em ação na segunda-feira com as eliminatórias dos 1500m Livres.

Interrogado sobre se podemos esperar uma boa surpresa da dupla bracarense, Luís Cameira salientou que “temos que relativizar as coisas… Neste momento eles ocupam uma classificação ano nível do 30.º lugar. Eles vão tentar melhorar um pouco essa classificação… e depois logo se verá até onde podem chegar”.

PROGRAMA

O programa das provas dos nadadores minhotos é o seguinte:

24 de julho:  11h – José Paulo Lopes (Eliminatórias dos 400m Estilos).

26 de julho: 12.30h – Diana Durães e Tamila Holub (Eliminatórias 1500m Livres).

27 de julho: 12.35 h – José Paulo Lopes (800m Livres).

29 de julho: 11h – Tamila Holub (Eliminatória 800m Livres).

Fotos: SCB

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS