CICLISMO

João José Azevedo (Tomatubikers) pronto para os ‘Nacionais’ de XCE e XCC

João José Azevedo (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) vai participar nos Campeonatos Nacionais de BTT XCE e Cross-Country Curto (XCC), que se realizam no fim de semana na pista de Seia.

O ciclista de Famalicão diz-se preparado para as novas experiências, mas parte com objetivos diferentes para as duas provas…

“No Campeonato Nacional de XCE a ideia é conseguir fazer um bom tempo porque não tenho grandes objetivos e também conhecer a pista em ritmo de prova, pois às vezes no reconhecimento não conseguimos ter a verdadeira perceção”, disse João José Azevedo, que acrescentou: “no XCC é para dar no duro e tentar ficar no Top15”.

“ACHO QUE ME SINTO MAIS BEM PREPARADO PARA O XCC…”

O Campeonato Nacional de XCC (Cross Country Short Track) é a versão curta do XCO e disputa-se pela primeira vez em Portugal… “esta é a primeira prova organizada em Portugal, dura 20m num percurso de 1/1,5 quilómetros com obstáculos, em que cada volta deve ser feita em três minutos”, explicou João José Azevedo, que referiu que “o XCE vai disputar-se na mesma pista, mas é uma espécie de Contrarrelógio, em que se apuram 16 ciclistas das qualificações e depois há as eliminatórias com quatro atletas por fase até à final”. Por isso “acho que me sinto mais bem preparado para o XCC que o XCE).

Apesar de serem provas muito diferentes das que está habituado a praticar, João José Azevedo garante que “vale a pena pela experiência e espero dar o meu melhor”.

O ciclista das Tomatubikers chega a estes Campeonatos Nacionais recuperado de uma fase mais complicada… “senti-me um pouco em baixo depois da prova de Guilhabreu e da época de exames. Sono reposto e descanso feito já me sinto melhor. Estou focado e quero honrar as cores da minha equipa”.

De referir que o Campeonato Nacional de XCE se realiza sábado e tem um percurso com 1,8 quilómetros. Nesta prova vão estar em competição as categorias de Masters, Cadetes e Elite, todas elas tanto no setor masculino como no feminino. Os contrarrelógios individuais (CRI) de apuramento vão acontecer entre as 09h e as 13h, com as semi-finais e as finais a terem início pelas 14.30h até às 17h.

No domingo realiza-se o Campeonato Nacional de Cross-Country Curto (XCC). A prova tem um circuito com 1,3 quilómetros e vão participar atletas das categorias de Masters, Cadetes, Juniores e Elite, no feminino e no masculino. O apuramento realiza-se de manhã e as finais disputam-se entre as 14.30h e as 17h,

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS