“O meu objetivo passa por tentar ganhar a corrida em Penalva do Castelo” foi assim que Beatriz Pereira, ciclista de Famalicão que alinha no Bairrada, começou por abordar a quarta e última prova da Taça de Portugal feminina, que se disputa este domingo em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu.
À entrada para a última prova da Taça, Beatriz Pereira, que recentemente se sagrou Campeã Nacional de Juniores, ocupa a terceira posição, com 75 pontos (Beatriz Roxo lidera com 120 pontos).
“A vitória da geral da Taça de Portugal já está um pouco distante e em situações normais é quase impossível, mas vou a pensar na etapa e vou tentar chegar à vitória nesta corrida”.
Beatriz Pereira tem tido várias corridas nos últimos tempos e salienta que “já são algumas semanas consecutivas de competição e isso sente-se nas pernas. Mas estou ansiosa para terminar esta corrida, recuperar e voltar a treinar para a parte mais importante da temporada e onde estão grandes objetivos como a Volta a Portugal”.
EXPERIÊNCIA NA SELEÇÃO NACIONAL
A ciclista famalicense esteve recentemente ao serviço da Seleção Nacional e participou numa prova em Espanha… “a experiência na Seleção correu bem. Não foi a minha melhor corrida, houve alguns contratempos para toda a equipa. Mas conseguimos fazer uma boa corrida” e adiantou que “estas experiências no pelotão espanhol são sempre muitíssimo enriquecedoras porque enfrentamos desafios que não temos aqui. Como as colocações serem mais difíceis porque o pelotão é muito maior, as provas têm maior nível e os percursos maior dificuldade. Apesar de ser mais difícil de fazer um bom lugar, acabamos por aprender imenso em cada corrida”.
Essas provas podem ser importantes para encarar as corridas quer a nível nacional, como internacional? “Para as provas nacionais não têm grande peso porque são bastante diferentes, mas são importantes para encarar futuras corridas no estrangeiro. Ficamos a saber os pontos a melhorar”.
De salientar que a Taça de Portugal decorre em Penalva do Castelo, Viseu, e arranca às 9.50 horas. As Juniores vão fazer três voltas, num total de 56,7 quilómetros. As Cadetes e Masters 30, 40 e 50, vão ter de completar duas voltas, o equivalente a 37,8 quilómetros. De referir que nas Master 50 Rosa Marques, da UD Ponte da Barca, está bem colocada para conquistar a Taça de Portugal. As corredoras Elite, comandadas pela famalicense Daniela Pereira, e Sub-23 vão ter de completar quatro voltas, correspondentes a 75,6 quilómetros.