CICLISMO

Carlos Cruz (SAERTEX): “vou tentar fazer o meu melhor”

“Vou tentar fazer o meu melhor e usufruir da competição, estar com os meus colegas de equipa e no final trazer mais experiência para motivar nesta minha jornada no XCO”, estes são os objetivos de Carlos Cruz, ciclista da SAERTEX Portugal – Edaetech, para o Campeonato Nacional de BTT XCO, que decorre este domingo no Fundão.

Carlos Cruz, que está a cumprir o seu segundo ano no BTT XCO, encara a prova com confiança… “espero divertir-me, não ter avarias, nem quedas e penso que o resultado será idêntico aos da Taça de Portugal”.

Num ano em que as competições de BTT XCO já se vão realizando, Carlos Cruz tem vindo a conquistar resultados de relevo, melhorando de prova para prova. Podes fazer ainda melhor neste Campeonato Nacional? “Isso temos sempre que acreditar… Senti que estou a melhorar tecnicamente e fisicamente.  Se isso vai resultar numa melhor classificação eu já não sei. Possivelmente todos melhoraram e fizeram trabalhos idênticos para chegar em forma ao nacional” disse o ciclista vianense, que acrescentou que “sendo um nacional, muitos atletas vão acusar nervosismo e stress, muitos vão procurar posições melhores que anos anteriores, eu com a minha experiência de ter competido internacionalmente posso ter alguma vantagem em ser mais ‘experiente’ em modo competição”.

APONTAR AO TOP15

O facto de estarem inscritos nomes como os de José Dias e José Dias, que por norma correm no estrangeiro, aumenta as dificuldades? “Aumenta para o Top5, cria um leque mais competitivo na luta pela Camisola de Campeão Nacional…para mim pouco afeta”.

Apesar de estar há apenas dois anos no BTT XCO, Carlos Cruz parte tranquilo para o Campeonato Nacional… “Fiz provas internacionais no Remo, incluindo, Campeonatos do Mundo e Taças do Mundo, por isso, sinto-me à vontade neste tipo de provas”, disse o ciclista da SAERTEX, que adiantou que “se estivesse noutra posição, tipo a lutar por medalhas ou parecido é claro que ia sentir-me mais nervoso e stress. Ia sentir mais responsabilidade”, mas “no meu caso, o objetivo é simplesmente dar o meu melhor. O trabalho (treino) foi consistente durante a época toda agora é fazer o meu melhor e usufruir da competição”.

Até onde achas que podes chegar no domingo? “Gostava de entrar num top15, mas se ficar dentro dos 20 primeiros ficava muito satisfeito”.

PROVA DE ELITES RECHEADA DE GRANDES VALORES

A prova de Elites do Campeonato Nacional de BTT XCO está recheada de grandes valores e nomes de grande peso no BTT.

Roberto Ferreira, Campeão em título, e o barcelense José Dias (vice-campeão) marcam presença no Fundão, bem como Mário Costa e Vítor Santos (AXPO).

Do Minho vão estar presentes na corrida de Elites seis ciclistas. Para além de Carlos Cruz (SAERTEX) e José Dias, vão disputar o Campeonato Nacional de Elites Nuno Mesquita (Tomatubikers), Carlos Rego (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião) e ainda César Oliveira e Nélson Sá (SAERTEX).

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS