Iúri Leitão, ciclista de Viana do Castelo que alinha na Tavfer – Measindot – Mortágua, faz amanhã a sua estreia na Volta ao Algarve, prova que conta com alguns dos grandes nomes do ciclismo mundial.
A 47.ª edição da Volta ao Algarve disputa-se entre amanhã e domingo e conta com 175 ciclistas em representação de 25 equipas que têm pela frente 775,8 quilómetros entre Lagos e o Alto Malhão, em Loulé.
Iúri Leitão, que se estreia na Prova de categoria ProSeries diz-se “ansioso por começar”, mas sem nervosismos, até porque “fiz a minha preparação da melhor forma possível. Vou encarar esta prova feliz e entusiasmado por poder estar aqui”.
Questionado sobre se sente preparado, Iúri Leitão referiu que “sinceramente não sei… é uma prova muito diferente de tudo o que já fiz”, por isso: “vou entrar sem expectativas e tentar levar esta prova dia a dia, ver até onde dá”.
“FOCADO EM FAZER O MEU TRABALHO”
O ciclista de Viana do Castelo diz-se feliz e motivado por poder correr ao lado de grandes nomes do Ciclismo mundial… “Poder competir com atletas e equipas deste nível dá-me muita motivação, mas vou estar 100 por cento focado em fazer o meu trabalho da melhor forma…”.
Quanto a objetivos, Iúri Leitão salientou que “de momento a ambição da equipa é tentar estar o melhor possível nas chegadas ao sprint. Com o decorrer da prova podemos ir moldando o nosso foco, mas para já é aquilo que temos mais em mente”.
ESTÁGIO COM A SELEÇÃO DE PISTA
Iúri Leitão esteve a semana passada em estágio pela Seleção Nacional de Pista. Interrogado sobre se o trabalho na Pista o ajudou na preparação para o grande desafio desta semana, o ciclista minhoto salientou que “são coisas diferentes. Na pista trabalhei aspetos específicos da preparação das provas de pista, sem perder todas as valências que tenho vindo a trabalhar e que são fundamentais na estrada”.
Sobre o estágio referiu que “correu muito bem. Pude voltar a sentir a adrenalina da Pista e preparar melhor as provas que estão para vir”.
O ciclista de Viana do Castelo, que no ano passado se sagrou Campeão da Europa de Pista em Scratch, tem tido um início de época bastante preenchido… “Tenho tentado aproveitar estas semanas sem competição para trabalhar da melhor forma para corresponder bem aos desafios que se aproximam”.